Como utilizar argila expandida na jardinagem

Como utilizar argila expandida na jardinagem

Já viu em alguns vasos ou jardins umas bolinhas de argila em cima do solo? Elas se chamam argila expandida e pode ser um importante item para cuidar ainda melhor do seu cantinho. Isso, pois é um substrato resistente com um ótimo custo-benefício para todos os jardineiros. Mas se ainda é um assunto ao qual você não domina, pode ficar tranquilo que o Jardim das Ideias STIHL está pronto para apresentar mais sobre e vai ensinar a usar aí na sua casa. Confira o texto.

O que é argila expandida?

Argila expandida é um agregado que apresenta diversos benefícios para o cultivo de plantas, além de ser altamente resistente e durável. Ele é leve, ajuda a reter nutrientes para os plantios, ao mesmo tempo que pode proporcionar, além de auxiliar na drenagem da terra, manter a umidade no solo, garantir isolamento térmico e espaço para o crescimento das raízes.

Mas como ela é feita? A gente conta: durante a produção do material, a argila natural é queimada em um forno com temperaturas que chegam até 1200ºC, assim, formam bolinhas de 2,5 cm de diâmetro. Nessa queima, os gases fazem com que a argila se expanda e crie uma casca externa resistente, ao mesmo tempo que o seu núcleo se mantém poroso. Assim, esse substrato natural proporciona todas as suas vantagens para o plantio.

Como usar na jardinagem

A argila expandida pode ser usada de diversas maneiras dentro do ramo da jardinagem. Confira algumas formas de colocá-la aí na sua casa:

● Em vasos: o mais comum é colocar na superfície dos vasos ou floreiras aos quais você planta as suas espécies no jardim. Além disso, é possível colocar no fundo também, para que ela possa oferecer todos seus benefícios;
● Em jardins verticais: nesses espaços, pode ser aproveitado quando o jardim é composto por vasos na parede. Aí, pode usar normalmente na parte superior e inferior;
● Em ornamentações: ela pode ser um item essencial para agregar a capacidade de umidade adequada para a terra. É mais utilizada na superfície.

Agora que você já sabe o que é e como usar, é hora de botar uma argila expandida no seu cantinho! Gostou da dica? Deixe um comentário aqui embaixo e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *