Como replantar a grama esmeralda?

Como replantar a grama esmeralda?

Nome: Jarbas

Pergunta:
Preciso de uma ajuda. Tenho canteiro na calcada externa do prédio. Havia grama esmeralda que sumiu em face de ervas daninhas. Hoje, preciso replantar o que existe no canteiro. Tenho problema com urina e fezes de cachorros. Tenho luminosidade durante o verão. Inverno, umidade. Que tipo de grama replanto? Que coloco de substrato? Há minhocas na terra.

Resposta:
Olá, Jarbas. Os gramados devem passar por manutenção constante ao longo do ano para manterem seu melhor aspecto. Além do corte e das regas, podemos fazer adubação com NPK ou terra preta em cobertura, a cada 3 meses, espalhando bem por cima da grama logo após o corte, regando bem na sequência. Se no local pega sol, você pode plantar as gramas Esmeralda ou Catarina, ambas de sol pleno.

Quanto às ervas daninhas, a não ser que você troque toda a terra do local, ainda haverão sementes e a infestação pode retornar, mesmo replantando. Uma boa estratégia para controlar as invasoras, é mantendo a grama cortada, pois assim, cortamos também as inflorescências das plantas não desejadas, que completam seu ciclo em menos de 30 dias, dependendo da espécie e da época do ano. Por isso, recomendamos cortes mensais nos meses mais frios e a cada 20 ou 15 dias nos meses de primavera e verão.

Para o plantio, faça o nivelamento do terreno e use uma camada de terra preta ou substrato para plantio (você pode comprar por metros cúbicos em floriculturas – vale pesquisar os preços antes, pois há grandes diferenças conforme o fornecedor). Logo após o plantio, regue diariamente por cerca de 3 semanas, para garantir a implantação e fixação das novas plantas.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias

*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *