Como plantar e cuidar do cróton

Como plantar e cuidar do cróton

O Codiaeum variegatum, mais conhecido como cróton, é uma planta originária da Ásia. Sua folhagem impressiona pela beleza, além de ser muito versátil e garantir um show o ano inteiro, seja em áreas internas ou externas. Quer saber mais sobre seus cuidados e cultivo? Continue lendo esse post que o Jardim das Ideias STIHL preparou!

O cróton tem melhor adaptação em clima tropical e possui diversos tamanhos, cores e padronagens de suas folhas. A planta pode atingir até 3 metros de altura e suas flores geralmente surgem no inverno, tendo aparência de pompons e com tamanho bem pequeno.

Veja algumas dicas para cultivar o cróton!

1. Você pode plantar o cróton em vasos ou em jardins, a meia-sombra ou em pleno sol. Em lugares que a temperatura é baixa, recomenda-se cultivar em um vaso e manter dentro de casa para que se desenvolva melhor. Não se esqueça de sempre utilizar luvas na hora de manusear, pois sua seiva é tóxica podendo causar irritações na pele.

2. O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica. Para plantar é superfácil, basta deixar um espaço no solo maior que o torrão, deixando a terra solta para facilitar o crescimento das raízes. Depois, acomode a planta e coloque a terra que foi retirada por cima.

3. A rega é essencial para o cróton, por isso sempre verifique se o solo está seco. É importante ter o cuidado de não deixar encharcado, pois pode comprometer a saúde da planta.

4. Para a reprodução é utilizado sementes ou estacas. As flores do cróton possuem cápsulas de sementes que podem ser usadas para reproduzir, mas o recomendado é adquirir uma planta com o tamanho desejado para facilitar o processo.

5. A poda pode ser feita depois do inverno, quando a muda irá recomeçar o seu crescimento. Retire as folhas secas e deixe no formato que desejar.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para ficar ligado em mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *