Como fazer mudas de violetas

Crédito apatotadopitaco.blogspot.com

É muito simples produzir mudas de violetas, plantas que se adaptam muito bem aos ambientes internos. Se mantidas em condições favoráveis, podem florir o ano todo. A escolha do local com bastante luminosidade para o cultivo é fundamental para o bom desenvolvimento das violetas: mantenha as plantas perto de janelas luminosas, mas protegidas de incidência de luz solar direta, que pode queimar folhas e flores. Anotou estas dicas? Agora veja como produzir as mudas de dois jeitos diferentes e muito práticos!

Mudas na terra
1) Com ajuda de um estilete ou tesoura de ponta afiada, retire com cuidado as folhas bem vigorosas da planta original.
2) Forre um vaso de cerâmica ou plástico com uma camada de pedriscos ou argila expandida. Complete o vaso com uma mistura de três partes de terra e uma de areia.
3) Introduza a haste da folha removida na terra bem lentamente, sem apertar ou enterrar muito.
4) Regue a muda duas vezes por semana. Em 60 dias, ela estará cheia de raízes. Novas folhas irão brotar ao redor da haste original plantada.

Mudas na água
Você vai precisar de: 01 rolo de filme plástico; 01 recipiente (de preferência de vidro para que você possa ver o desenvolvimento das raízes); 01 tesoura; água SEM cloro (violetas detestam cloro).
1) Adicione a água no recipiente até a boca.
2) Coloque o filme plástico na boca do recipiente de forma a evitar que a água derrame. Esta etapa serve para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
3) Corte uma das folhas da violeta com a tesoura deixando a haste o maior que você puder.
4) Faça um pequeno furo no filme para a passagem da haste da folha.
5) Introduza a haste da folha através do filme de forma que a mesma fique em contato constante com a água.
6) Armazene o recipiente da nova muda em um local com boa iluminação, porem, sem incidência direta dos raios solares.
Após algumas semanas você irá perceber o nascimento de raízes na folha. Em seguida, aparecerão novas folhas. Você deve transferir a muda para um vaso com terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *