Como fazer a poda ideal

Existem diferentes motivos para a realização da poda de uma planta: pode ser o controle do tamanho ou da forma, o direcionamento do crescimento ou a limpeza do tronco.

As podas são aconselhadas entre o final do inverno e início da primavera! Estamos bem nesta época! No entanto, cortes mais drásticos e transplantes não são recomendados nas épocas mais frias do ano, quando a planta geralmente está em período de dormência e inatividade.

Antes de fazer os primeiros cortes, certifique-se que a planta está bem estabilizada e fica no solo. Para algumas espécies, é interessante aguardar a primeira floração. É importante utilizar uma boa ferramenta, bem afiada, para não machucar o vegetal.

Se você estiver fazendo a limpeza do tronco, elimine os chamados “galhos ladrões”, ou seja, os brotos que nascem no caule da árvore e acabam “roubando” a sua força e direcionando o crescimento para os lados.

Você também pode realizar uma poda “fito-sanitária”, que consiste na retirado de galhos fracos, velhos, mal formados ou doentes.

REGRA GERAL: se quiser que a planta cresça verticalmente, elimine os ramos laterais e secundários, mais baixos. Se quiser que a planta cresça para os lados, a poda deve ser realizada na parte apical, ou seja, na parte superior dos ramos centrais.

Imagem via: Netchairs

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *