Como evitar que caracóis e lesmas destruam suas plantas

Se estes animaizinhos resolveram invadir a sua horta, anote algumas dicas para evitar que eles apareçam em locais indesejados.

Crédito negociosdecaracois.blogspot.com

1) Limpe corretamente seu jardim: remova detritos que estiverem espalhados pelo chão, como tijolos, tábuas soltas, aparas de grama e ervas daninhas. Estes são os locais onde mais se escondem os caracóis e as lesmas. Se você produz o seu próprio fertilizante orgânico, deixe a compostagem longe do jardim.
2) Lírios e flores perenes são as preferidas de lesmas e caracóis. Fique atendo e remova-os à mão. As plantas que entrarem em contato com os animais, devem ser pulverizadas com água e sabão para evitar ataques futuros.
3) Projeta a terra do jardim: para que a terra do jardim fique protegida da ação de caracóis e lesmas, você precisa espalhar uma camada de terra diatomácea natural ou agrícola em torno dos canteiros de flores e das plantas. Este tipo de terra atua como repelente de insetos e é um produto seguro para seres humanos e animais que possam freqüentar o jardim, como cães e gatos.
4) Instale barreiras em torno das plantas: Você pode construir esta barreira com cobre ou com casca de ovo e de carvalho. Estes materiais provocam a irritação e desidratação das lesmas. Você também pode utilizar ervas como alecrim e hortelã.
5) Coloque vasos de cerâmica invertidos no jardim: esta é uma das técnicas mais utilizadas para remover caracóis e lesmas de um jardim. Coloque vasos de cerâmica de cabeça para baixo, contra os raios solares e ligeiramente levantados do chão. Lesmas e caracóis sempre estão em busca de um local com sombra e os vasos são a armadilha perfeita. Inspecione os vasos e retire os animais do seu interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *