Como eliminar as formigas cortadeiras do jardim

Como eliminar as formigas cortadeiras do jardim

Se você notar que as folhas do seu jardim, horta ou pomar estão cortadinhas e tem algumas formiguinhas carregando pedacinhos por aí, é um sinal de que tem problema na parada. Provavelmente o espaço das suas plantas está infestado de formigas cortadeiras, uma das espécies que é uma dor de cabeça para os jardineiros. E para isso, o Jardim das Ideias STIHL ajuda você, hoje, a conhecer um pouco mais deste tipo de praga e como combater!

Quais os tipos e o que fazem as formigas cortadeiras

Essa formiga tem algumas várias espécies, como a quenquém, saúva-de-vidro, saúva limão e saúva-mata-pasto, por exemplo, que são feras em fazer a festa no jardim. Para a sua sobrevivência, elas cortam alguns pequenos pedaços de folha de qualquer planta e carregam em suas costas até o formigueiro. Esse pedacinho do seu jardim será transformado em fungos, que vai alimentar as formiguinhas.

No entanto, conforme ela for agindo no jardim, elas são capazes de destruir todas as folhas de uma planta, inibindo até o crescimento saudável das espécies. Por isso, é necessário fazer o controle destas pragas ao detectar o seu trabalho.

Como combater

Agora que você já sabe do dano que as formigas cortadeiras podem causar para a sua plantação, é hora de agir e deixá-las longe! Para isso, aposte sempre em repelentes naturais para proteger as suas plantas, nada químico para não prejudicar o solo e nem as próprias espécies cultivadas no jardim. Dá uma conferida:

  1. Ao perceber um formigueiro, seja das saúvas ou da quenquém – que se caracterizam respectivamente por montes de terra solta na superfície e por pequenos buracos cobertos de palha e plantas -, insira uma laranja em decomposição. Ela irá ajudar a eliminar o fungo que alimenta as formigas, logo, elas irão morrer.
  2. O plantio de batata-doce ao redor dos canteiros é uma boa escolha para formar uma barreira natural, já que você vai eliminar as formigas e ainda colher um delicioso alimento. Isso acontece, pois as formigas cortadeiras não gostam do látex que sai da rama quando cortada, assim, ficam bem longe de onde tem essa espécie.
  3. Uma outra barreira natural que funciona muito bem é com gergelim. Basta plantar em volta das suas espécies e deixar as formigas o atacarem. Esta planta é tóxica para elas e vai agir como um repelente.
  4. Mas se você está sem muito tempo, não se preocupe. Sabe aquelas cinzas que sobraram do churrasco? Você pode misturar com água e pulverizar sobre as plantas, que auxiliará a fazer um poderoso inseticida contra as formigas.

Agora se você ver uma formiga carregando folhas no jardim, já vai saber o que fazer! Gostou do texto? Deixe um comentário! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *