Como cultivar grama em solo arenoso

Na semana passada o Fausto, do Ceará, nos enviou uma pergunta sobre como cultivar grama em solo arenoso:

Boa tarde,
Moro numa duna onde existe muita vegetação nativa (capins, carrapixo, caju é só jogar a semente que nasce), pretendo gramas 300m², comprei 6m³ de areia vermelha e seis sacos de esterco. Porém, após consultar o site vi que fiz o investimento errado. Peço a gentileza de me orientar sobre qual a maneira mais eficaz para o meu caso. Muito obrigado” Aguardo resposta. Obs. Pretendo plantar com mudas de esmeralda.

Crédito Jf Transporte e Comércio de Grama

Com orientação do engenheiro agrônomo Marcelo Klein, confira nossa orientação para o Fausto, caso você tenha uma situação semelhante:

A grande limitação desses solos mais arenosos é a baixa fertilidade ou oferta de nutrientes para as plantas. Nesse sentido, é preciso fazer diversas adubações durante o ano visando suprir os nutrientes necessários para um bom crescimento e desenvolvimento da sua grama. No caso do Fausto, recomendamos utilizar bastante material orgânico, que tem uma liberação mais lenta e gradual dos nutrientes: é necessário utilizar uma dose muito maior de esterco e fazer a cobertura do gramado com esterco também. É preciso tomar cuidado para não levar plantas daninhas com esse esterco para o gramado. Isso é muito fácil de acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *