Como cuidar de Maria-Sem-Vergonha

A Maria Sem Vergonha, de nome científico Impatiens, é espécie de fácil reprodução. Para garantir muda saudável e bonita, basta colocar um galho em solo úmido. A seguir, confira uma lista de dicas e cuidados essenciais para manter a sua plantinha cada vez mais graciosa. 
Cuidados com sua Maria-sem-vergonha 
O habitat ideal para a Maria-sem-vergonha são canteiros embaixo de árvores – este espaço não costuma ter grama e é úmido na medida certa. Para não causar fungos ou diminuir a durabilidade de sua plantinha, evite molhar as folhas. 
Com o tempo, a  Maria-sem-vergonha pode ficar com flores e galhos fracos. Se você notar esta alteração, corte a ponta dos ramos ou tire mudas, mergulhando a parte cortada num copo com água até enraizar.
Não é uma planta recomendada para cidades no Sul do Brasil por não suportar frio e geada – mesmo nas regiões mais quentes do país, mudanças bruscas de temperatura podem causar queda de folhas e botões. 
Se os caules ficarem pretos e moles, diminua as regas. Lembre-se de fiscalizar as folhas regularmente, uma vez que o ar seco pode favorecer o surgimento de pragas, como ácaros e mosca-branca. Adube a cada quinze dias durante a primavera e o verão, usando um fertilizante líquido misturado à água da rega. 
Cuidados do dia a dia
Coloque a planta em local arejado e iluminado, mas não embaixo do sol direto, especialmente no período do meio-dia. Faça uma boa poda no seu exemplar de Maria-Sem-Vergonha durante o verão para que a planta fique mais compacta. 
E aí, curtiu as dicas do Jardim das Ideias? Se sim, não esqueça de acessar nosso blog e página no Facebook. Esperamos você! 
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *