Como criar um lago no seu jardim

Siga as etapas abaixo e mãos à obra!

Crédito: www.cuiket.com.br

1) O primeiro passo é estudar/avaliar a localização do lago no seu terreno. Demarque a área com estacas espetadas na terra e uma corda. Tome todo o cuidado ao verificar se não existem canos de esgoto ou água na zona do lago, onde você vai precisar cavar.
2) Decidido o tamanho e o formato, comece a cavar a terra. Remova todo o tipo de pedras, plantas e flores, incluindo raízes. O buraco deve ter uma profundidade de aproximadamente 1 a 1,20 metros. A profundidade mínima deve ser de 60 centímetros.
3) Nivele o fundo do lago com a maior precisão possível. Talvez você precise adicionar alguma terra que já tenha sido removida.
4) Nivele a lona (forro de plástico/PVC/borracha), certificando-se que ela cobre, na íntegra, tanto o fundo como as laterais do buraco. O material, embora seja resistente e duradouro, pode facilmente se romper se estiver em contato com objetos cortantes. Por isso é tão importante remover as pedras desta região do terreno.
Observação: Lagos ornamentais precisam de um forro para fornecer claridade à água, paredes mais estáveis e com menos infiltração no solo. Você pode escolher um forro rígido feito de fibra de vidro ou concreto, ou um flexível de PVC ou EPDM. Forros rígidos são duráveis, mas mais difíceis de instalar e mais caros. Forros flexíveis são menos suscetíveis a erosão e não precisam de equipamento especial na instalação.
5) O forro deve se estender para fora do buraco e ao longo das margens do lago por pelo menos 60 centímetros. Corte o excesso com uma tesoura.
6) Utilize a terra escavada para cobrir o forro em excesso. Coloque pedras grandes em torno do lago para fixar o forro. Isso também cria uma decoração natural. Você também pode colocar pedras pequenas ou planas no fundo do lago para ajudar a fixar o forro.
7) Você vai precisar agora de uma pequena bomba de água. Ela é um item fundamental para assegurar que a água se mantenha em circulação, evitando a atração de mosquitos e outros insetos. Seguindo as instruções da bomba, posicione-a de forma adequada dentro do buraco.
8) Encha o buraco com um pouco de água para assegurar que tudo está no lugar e que não existem fugas de água. Se estiver tudo funcionando, complete tudo com água e ligue a bomba.
9) Aguarde cerca de 24 horas antes de adicionar plantas ou peixes no lago. As plantas podem ser colocadas dentro do lago em vasos plásticos ou de rede, podendo ser repousadas no fundo do lago para criar um belo visual.
Agora é só apreciar o seu novo lago! Não se esqueça de nos contar como ficou o resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *