Como aumentar a durabilidade das flores de corte

Crédito www.ruralpecuaria.com.br

Se você adora decorar sua casa com flores de corte, mas preocupa-se com a durabilidade destas plantas, separamos algumas dicas interessantes para que elas durem mais. Veja:

1) Há três períodos ideias para a compra das flores: à noite, de madrugada ou de manhã. Nessas horas, as plantas resistem mais à manipulação a ao transporte.
2) Escolha sempre flores em ótimas condições, com hastes verdes e firmes. Sem partes amolecidas ou amareladas.
3) Escolha, de preferência, flores com botão, mas opte por botões grandes e bem formados. Os pequenos podem apodrecer e cair antes mesmo de desabrocharem.
4) Se você não puder preparar o arranjo imediatamente, guarde as flores na gaveta de frutas e legumes da geladeira. Não faça isso com orquídeas, camélias ou flores tropicais.
5) Na hora de preparar o arranjo: corte um dedo ou mais da haste das flores e folhagens. Faça um corte diagonal, com tesoura ou estilete bem afiados, de preferência sob a água. Isso evita que se formem bolhas de ar nos canais vasculares da planta, reduzindo sua capacidade de absorção.
ATENÇÃO: tesouras ou facas mal afiadas esmagam os tecidos da planta durante o corte, danificando as hastes e prejudicando a sua durabilidade.
6) Tome o cuidado de remover todas as folhas das hastes, especialmente as que ficarão sob a água. Folhas embaixo da água apodrecem rapidamente, contaminando a haste e provocando mau cheiro.
7) Evite utilizar água mineral.
8) As hastes da planta só absorvem água pelo local do corte. As outras partes em contato com a água somente favorecem o aparecimento de fungos e bactérias.
9) Renove os arranjos, trocando a água diariamente.
10) Opte por espumas florais ao invés de argila. Hidrate as espumas em um balde de água antes do uso. Evite receitas caseiras com açúcar ou água sanitária. Opte por conservante floral ou água gelada, trocada todos os dias.
11) Na hora de compor os arranjos, leve em conta que uma planta dura mais que a outra. Procure não misturar plantas com durabilidade muito diferente. Geralmente, plantas com pétalas e hastes mais rígidas, duram mais, como as helicônias, rosas, estrelítzas e outras.
12) Ambientes muito secos e quentes, ou com ar condicionado, deterioram as flores mais rapidamente. Opte por ambientes frescos e sombreados.
13) Corte novamente a haste da planta a cada dois dias para renovar os arranjos. Assim você elimina partes apodrecidas e melhora a absorção da água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *