Chenopodium ambrosioides

Chenopodium ambrosioides

Erva-de-santa-maria, erva-das-lombrigas, erva-pomba-rola, menstruço, mastruz, erva-de-bicho

O “santo remédio” no combate de cochonilhas, lagartas, tripes, pulgas, percevejos, baratas e pulgões é igualmente medicinal, com propriedades anti-inflamatórias, vermífugas, cicatrizantes, anti-séptica-tópica, emoliente, emenagoga e antiasmática. As folhas são aproveitadas, em forma de cataplasmas, contra tumores. Quando cozidas com sal, desincha pernas, cicatriza feridas e melhora os edemas provocados por contusões, além de uma série de outras indicações medicamentosas.

Da mesma família que a espinafre e a beterraba, a planta que, ficou famosa quando uma banda de forró recebeu o nome de “Mastruz com Leite”, tem odor característico. O gênero Chenopodium foi descrito pelo botânico Linnaeus e vem do grego “chen”, ganso e “pous, pé, referindo-se às folhas lobadas da planta.

Na Colômbia, as folhas e as flores são usadas como tempero na culinária do país, especialmente em sopas e cozidos como o famoso “ternera a la llanera” e os astecas também cozinhavam ela como condimento . É uma erva insetífuga, aparentada com a quinoa. No interior é comum varrer as casas com os ramos da planta, sendo também usada seca sob o colchão, os lençóis e os travesseiros. As folhas produzem um inseticida natural, que deve ser feito macerando 200 g em 1 litro de água durante duas horas, em seguida deve-se espremer o suco, retirando o bagaço e diluindo o resultado disto em 5 litros de água fria; as plantas devem ser pulverizadas nas primeiras horas do dia ou no final da tarde, longe do sol forte . Também pode ser aproveitada no combate das pulgas de gatos e cães, fervendo um pouco de folhas e flores por 5 minutos e, depois de fria, passando nos pelos do animal. A mesma infusão serve no combate de carrapatos, quando utilizada depois do banho do bichinho, que deve ter todo o corpo umedecido, deixando que o chá seque naturalmente. É empregada, de forma semelhante, para o combate de piolhos nos galinheiros Não é difícil encontrá-la pronta em empórios de produtos naturais e fitotérapicos, assim como em lojas pets na forma de loção.

 

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *