Cecropia hololeuca

Uma das particularidades das paisagens tropicais é a diversidade de cores da vegetação que ali existe, cores mesmo! Não tonalidade de verde, apenas, como é comum nas regiões do hemisfério norte. Outra característica notável é o tamanho e a forma das folhas dessas plantas típicas nos fundos de vale, onde a umidade e o calor são altos.

A embaúba-prateada é uma representante típica dessa situação; possui folhas grandes, com um diâmetro de até 80cm e sua cor cinza-esbranquiçada lhe dá um surpreendente destaque, mesmo a grande distância.

Os talos ocos eram utilizados, pelos índios, na forma de encanamento, para conduzir água e, às vezes, como instrumento de comunicação a distância, por isso mo Haiti é chamada de Árvore-das-trombetas.

No altiplano boliviano usam as folhas, depois de torradas, para misturá-las as folha de coca antes de mastigá-las; este é um hábito milenar entre os quíchuas e os aimarás.

Autor: Raul Cânovas

Nome botânico: Cecropia hololeuca.
Nomes comuns: Embaúba, Embaúva, Imbaúba Branca, Umbaúba, Umbaúba Branca, Árvore da Preguiça, Embaúva Preta, Ambaitinga, Embaíba.
Sinônimos estrangeiros: Trumpet Tree (em inglês), Yarumo (Colômbia), Certico (Perú), Ambaibo (Bolívia), Ambai (Paraguai), Arbol de las Trompetas (Haiti), Palo de Lija, (em espanhol).
Família: Cecropiaceae.
Características: árvore pioneira de crescimento rápido.
Porte: 6 m a 12 m de altura e 8 m de diâmetro de copa.
Fenologia: primavera e verão.
Cor da flor: espigas roxas.
Cor da folhagem: acinzentada.
Origem: do México até o Trópico de Capricórnio, principalmente em florestas pluviais.
Clima: tropical/subtropical.
Luminosidade: sol pleno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *