Bulbos

Das 17:50 h. do dia 29 até a 3ª feira, dia 6 de novembro, as 22:36 h. o período é muito bom para plantar bulbos

A fase de Lua cheia é propícia para eles. Este órgão é comum exclusivamente nas monocotiledôneas e fazem parte dele: alho, cebola, amarílis, clívia, crinos, açucenas, lírios em geral, narcisos, agapanto, hemerocalis, caládios, tulipa, alpinias, curcumas, dálias, bastão-do-imperador, gladiolos, gengibres e muitas outras plantas perenes. Essas raízes bulbosas servem para armazenar nutrientes que a planta usará durante a época da estiagem, quando perde a parte aérea. São estruturas de forma achatada ou cônica, formadas por folhas suculentas e modificadas, conhecidas como catáfilos, que protegem as gemas dormentes, mostrando externamente uma cor geralmente marrom.

Esse caule subterrâneo é formado por uma espécie de folha carnuda que forma conjuntos apertados, repletos de nutrientes, possibilitando longas fases de recolhimento. Penso que, nesse aspecto, as plantas, com estas características, levam uma vantagem sobre nós, humanos, porque quando sentem enfraquecimento se abrigam embaixo da terra, aguardando uma época para ressurgir. Se aprendêssemos com elas poderíamos, quando abatidos e esgotados psiquicamente, sumir durante um tempo da vida para “ressuscitar” depois com toda força.

Mas vamos falar da parte prática para, rapidamente, desfrutar da florada delas. Depois de guardados em um local fresco, seco e bem arejado, onde ficaram separados uns dos outros e apoiados em folhas de jornal ou em bandejas com areia limpa, evitando doenças que os levem ao apodrecimento, podem ser plantados. Entretanto faça isto em dias ensolarados, plantando-os em solos não muito úmidos e bem drenados; sendo argilosos adicione uma camada de 3 a 5 centímetros de areia lavada de rio e afofe até uma profundidade de 8 a 12 cm. e, em qualquer caso, 6 quilos por m² de um bom substrato para plantio estimulará um melhor condicionamento do solo. A profundidade deve ser de mais ou menos 4 vezes o tamanho do bulbo, mas claro, isto depende de cada espécie, sendo recomendável seguir as recomendações do produtor. Depois de plantados devem ser regados suavemente duas ou três vezes por semana, dependendo da umidade ambiente e da temperatura.

Os bulbos tem um lado prático, já que podem ser comprados, facilmente, inclusive via Internet e como são levados sem folhas nem terra, fica simples seu transporte.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *