Begônia – dicas para cultivar

Sempre coloridas e vistosas, as begônias compõem uma família de 1500 espécies. Ela é uma planta perene que se destaca não só pelas flores de tons diversos, mas também suas folhagens. 
Traços delicados e tamanho pequeno são características dessas flores que normalmente são vistas em parapeitos, cachopos em cima de escrivaninhas, de mesas de escritório ou centro de mesas em residências, ou ainda como arranjos em jardineiras decorando salas e varandas, elas colorem e deixam o ambiente mais agradável.
Com formatos e tonalidades variadas, a begônia é uma planta que cresce com vigor e fica vistosa em meio a outras plantas. Em vasos, cujo material pode ser de plástico e cerâmica e de formatos variados, é tida como uma das flores mais vendidas no mundo.
Utilizada, principalmente na decoração de casas e festas, a begônia pode atingir até 30 centímetros de altura. Com folhagens verdes ou avermelhadas e bordas recortadas, a planta floresce bem na maior parte do ano. Embora seja uma espécie perene, pode ser cultivada como uma planta anual.
CUIDADOS IMPORTANTES: 
>>> Como não suportam geadas, evite regiões onde o inverno é muito rigoroso. A temperatura ideal é próxima a 25 °C. Podem ser cultivadas em áreas sombreadas, mas toleram sol pleno, desde que não haja falta de água no solo. As regas devem ser feitas sempre que o substrato ou o solo estiver seco e de preferência no período da manhã.
>>> A begônia é uma planta que aceita podas, mas não são muito utilizadas, devido a problemas com doenças. O mais comum é o replantio da área após cerca de quatro meses de florescimento. As principais pragas são os pulgões e lesmas, enquanto as doenças que se destacam são viroses e fungos de solo.
>>> Ela floresce de três a quatro meses após o plantio. As plantas permanecem vistosas boa parte do ano, mantidas em jardins residenciais ou de algum empreendimento, em praças e canteiros públicos. Vasos grandes e jardineiras são boas opções para decorar o interior de diferentes ambientes.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *