Austrália X Holanda: o charme das Tulipas

Crédito olhares.sapo.pt

Holanda e Austrália se enfrentam hoje em Porto Alegre para mais uma etapa do mundial de seleções. Por isso resolvemos falar da flor típica de um destes países, a Tulipa. A Holanda é o maior produtor mundial da espécie. A planta, inclusive, tem um papel fundamental na economia do país.

A Tulipa é o nome popular dado a um extenso grupo de espécies, variedades e híbridos do gênero Tulipa. O nome tem origem turca e significa “turbante”, em alusão ao formato da flor. Embora a espécie não se adapte perfeitamente ao clima tropical, é possível cultivá-la por aqui e induzir pelo menos uma segunda floração, com simulação climática do seu habitat natural.

Crédito Viajenaviagem

Época de Floração: A floração da Tulipa acontece no final da primavera, pois seu bolbo necessita do frio dos meses anteriores para florir.

Época de Plantio: Para que a Tulipa possa florir é essencial que seu bolbo se desenvolva durante os meses mais frios do ano. É ideal plantar o bolbo no Outono para que na Primavera possa florir.

Clima para Cultivar: As Tulipas preferem climas frios. Você pode diminuir este impacto colocando gelo no vaso no início da manhã e início da noite.

Requerimento de Luz: Apreciam sol intenso, porém ao meio dia devem ser protegidas por alguma sombra ou por sombra devido ao calor intenso. Desenvolvem-se melhor quanto orientadas para o sul.

Manutenção: Após a floração da Tulipa, remova todas as flores mortas e espere as folhas caírem naturalmente. Retire os bulbos da terra. Observe se eles produziram "filhos" e separe. Estes bulbos "filhos" poderão ser plantados novamente no próximo outono, até lá os guarde na geladeira bem limpos. O bulbo "pai" também pode ser armazenado, mas não é garantido que ele vá florir novamente. O bulbo "filho" poderá florir novamente, embora não devam florir na estação seguinte.

Mistura para solo para vaso ou canteiro: 1 parte de terra comum de jardim; 1 parte de terra vegetal; 2 partes de composto orgânico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *