As flores silvestres da Austrália

A diversidade é uma das características mais marcantes da Austrália, inclusive quando se trata de plantas. O país é habitado por uma infinidade de espécies: estima-se que existam 27.700 espécies de plantas na Austrália, inclusive fósseis vivos como as cicadas e as xantorreias, e flores silvestres brilhantes como a waratah (telopeia), a ervilha do deserto de Stuart, as banksias e as patas de canguru.

Crédito Flores e Flores

O país também é conhecido por possuir mágicas florestas tropicais, como a da Tasmânia, considerada Patrimônio da Humanidade por conter algumas das árvores mais antigas do planeta, o que inclui o raro pinheiro Huon. O país ainda possui espécies do majestoso pinheiro Wollemi, remanescente de uma paisagem de 200 milhões de anos, quando Austrália, Nova Zelândia e Antártida estavam unidas.

Outro charme da paisagem australiana são as flores silvestres, espécies protegidas no país. Por isso, não podem ser arrancadas. As margaridas sempre-vivas, por exemplo, transformam as áreas desérticas da savana australiana em grandes tapetes coloridos. De junho a setembro, mais de 12 mil espécies podem ser vistas na parte ocidental do país.

A flora única da Austrália também inclui a família das Proteaceae de banksias (estercúlias), grevílias e telopeias (waratah). Cerca de 80 por cento das plantas e praticamente todas as espécies de Proteaceae encontradas no sudoeste da Austrália Ocidental não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. As charnecas ao longo da Great Ocean Road, em Victoria, são um dos locais mais ricos em orquídeas da Austrália.

Espécie telopeia / Crédito www.redbubble

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *