Arborização Urbana

Vou falar com vocês sobre arborização urbana. Acho a época propícia já que as tormentas e as chuvas dos últimos meses têm derrubado muitas árvores, de norte a sul, causando perdas terríveis e prejuízos na fiação elétrica e telefônica, além de danos enormes em residências e construções. De que maneira nós poderíamos prevenir este tipo de acidente sem abrir mão do direito de ter perto de onde moramos, no jardim ou calçada, uma linda planta encopada projetando sombra e nos dando, enfim, todos aqueles benefícios que, como nós já sabemos, são indispensáveis para uma boa qualidade de vida?

Aqui no Brasil, somos beneficiados com um clima ameno, possibilitando a entrada de espécies lenhosas vindas de todos os cantos do planeta. Algumas mudas, que começaram a ser importadas na época de Dom João VI, acabaram se aclimatando e em certo aspecto até enriquecendo nossa flora, que já era pródiga no que tange a diversidade. Portanto, tendo uma variedade tão grande, não é difícil escolher a árvore ideal.

Se você for plantar uma árvore na calçada, esteja atento para que seja de raízes pivotantes, desta maneira vai evitar dores de cabeça com muros trincados, calçadas arrebentadas, entupimento em esgotos e até problemas, muitas vezes, nos próprios alicerces de sua casa. Se ela for uma espécie florífera, tome cuidado com aquelas que mancham e muitas vezes deixam marcas na pintura dos carros. A Quaresmeira, por exemplo, é uma delas.

Outro detalhe importante é com referência ao tamanho que a muda vai atingir quando se tornar adulta, se tiver fiação na calçada o jeito é plantar arvoretas que não ultrapassem 5 metros de altura ou que, pelo menos, suportem bem a poda como as aglaias, os ligustros e os hibiscos. Outra particularidade a ser considerada, quando falamos em altura é que se ela for muito baixa também pode acabar atrapalhando o trânsito de carros e de caminhões. O ideal seria plantar esta muda a uma distância de 1 metro e meio da guia e mantê-la podada para que sua copa comece a 3 metros do chão.

A seguir algumas espécies indicadas para o plantio em calçadas, nas diferentes regiões do país:

*fruto comestível
** flores espetaculares
*** atrativas para a avifauna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *