Aprenda como higienizar verduras, frutas e legumes da forma correta

Supersaudável, o consumo de frutas, verduras e legumes é indicado em qualquer idade. Apesar desse fato, é necessário ficar de olho em alguns detalhes ao fazer as suas compras de feira. Estes alimentos podem conter bactérias, larvas de insetos e até mesmo altas quantidades de agrotóxicos – substâncias químicas perigosíssimas para o bem-estar. 
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o processo de lavagem dos alimentos contribui para a retirada de parte dos agrotóxicos, porém, o consumidor deve dar preferência por alimentos certificados como orgânicos e os considerados “da época” – necessitam de uma carga menor de aditivos químicos para serem produzidos.
Alimentos limpos e bem higienizados
A seguir, confira o passo-a-passo indicado pela ANVISA para garantir a higienização completa dos alimentos que você serve à sua família. 
#1 – Selecione as frutas, verduras, legumes e hortaliças. Remova partes que parecem “machucadas”. Frutas devem ter as suas folhas removidas.
#2 – As hortaliças devem ter as suas folhas lavadas uma de cada vez com água corrente.
#3 – Todos os alimentos devem ser colocados de molho em balde com um litro de água e um colher de sopa de hipoclorito de sódio. Aguarde aproximadamente 15 minutos.
#4 – Retire todos os alimentos e higienize novamente com água. Mantenha todos refrigerados até o momento do consumo. 
Dicas e truques certeiros
– Os alimentos orgânicos não necessitam da adição de hipoclorito de sódio em sua limpeza. Basta umidificá-los com água e usar uma escovinha para potencializar os cuidados.
– Morangos e tomates são as frutas que mais absorvem quantidades altas de agrotóxicos. A alface é a folha mais perigosa. Fique de olho na higienização desses três!
– Frutas e legumes produzidas na estação correta levam menores quantidades de aditivos químicos. Dê preferência para essas opções.
– Crie a sua própria horta. Essa dica é especial, já que os seus alimentos serão frescos, bem cuidados e de ótima procedência.
E aí, curtiu as dicas para garantir dieta livre de riscos? Se sim, não se esqueça de acessar o nosso Blog diariamente. Esperamos você! 
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *