Alpínia Purpurata

Combinando muito bem com paisagens tropicais a Alpínia Purpurata é uma planta de porte médio pertencente à família Zingiberaceae. Tem como nomes populares Alpínia e Gengibre-vermelho, chega a atingir 1,8 metros de altura. Originária da Ásia, Indonésia e Oceania a planta deve ser cultivada a meia sombra ou sol pleno, não tolerando baixas temperaturas, e seu ciclo de vida é perene.

A floração da alpínia ocorre na primavera e no verão. As flores são pequenas, de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas (parte mais vistosa) que podem ser vistas em suas hastes eretas. A planta não exige muitos cuidados rotineiros, necessitando apenas de um solo rico em matéria orgânica e irrigado regularmente, sem causar encharcamento. Ela pode ser cultivada como planta isolada ou em grupos.

As mudas podem ser feitas através das brácteas, ou por divisão das touceiras – observando que é necessário deixar uma boa parte de rizoma e folhas em cada muda. Um observação: quando usamos as mudas, o desenvolvimento da planta é bem mais demorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *