Algumas pragas e seu controle ??? Parte IV

Segue mais um post com dicas de como combater pragas.

Formigas

Existem aproximadamente 8.800 espécies de formigas já identificadas no mundo, porém ainda há um número imenso de espécies a serem descritas. O Brasil conta com 2.000 espécies. Destas, apenas pouco mais de 20 são consideradas pragas. Solos pobres e arenosos facilitam a infestação.

1. Alternativo: cal e água, Rotenat fog (extratode timbó) e inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta). Alho, arruda, artemísia, hortelã, poejo, batata-doce, gergelim e tenaceto são repelentes naturais, quando plantados nos canteiros.


Receitas

ÁCIDO BÁRICO COM MEL
Misture duas colheres de sopa de ácido bárico com uma colher de mel. A seguir, pincele essa mistura em pedaços de papelão e espalhe pela casa. Use luvas de borracha.

CRAVO-DA-ÍNDIA
Indicações: formigas caseiras.
Espalhe os cravos pela casa e dentro dos armários. Dentro do açucareiro, coloque um sachê com cravo, substituindo-o a cada 3 semanas.

DETERGENTE
Misturar em partes iguais detergente neutro e água. Injetar com uma seringa nas frestas por onde as formigas transitam.

GERGELIM
Misturar 200g de folhas secas e moídas de gergelim, 1kg de folhas secas e moídas de mamona, 1kg de cal virgem e 100g de enxofre formando uma massa homogênea e aplicar com polvilhadeira manual no olheiro do formigueiro.

 

Gafanhotos

1. Alternativo: inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por Neem, citronela e pimenta).

2. Mecânico: armadilha adesiva X-315, da 3M.

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *