Algumas pragas e seu controle II

Hoje o segundo post com dicas de como combater pragas.

 

Besouros

Inúmeras são as espécies de besouros que atacam as plantas ornamentais, destacando-se as coleobrocas e as vaquinhas. Com hábitos noturnos, procuram folhas e furam frutos; existem também as que roem tubérculos e raízes gramíneas.

As plantas podem ser protegidas por métodos:

1.Biológico – lagartixas, sapos e rãs se alimentam de besouros durante o dia.

2.Alternativo – biofertilizante PF.

3.Mecânico – armadilha adesiva X-315, da 3M.


Brachinus crepitans

Brocas

São mais de 150 mil espécies de mariposas e borboletas que depositam seus ovos nas axilas das folhas ou nos terminais dos ramos. Quando a lagarta nasce, penetra no tronco e nas frutas (o que é comum de dezembro a abril) e constrói galerias entre a casca e o lenho deixando um trilha de serragem de forma alongada. Quando não controladas a tempo, as larvas causam um enorme prejuízo, abrindo galerias, que podem até levar à morte da planta.

As plantas podem ser protegidas por métodos:

1.Biológico: os morcegos devoram até 40.000 insetos por noite, incluindo mariposas. O pica-pau também se alimenta de brocas. Dipel PM.

2.Alternativo – Bovenat PM, Boveril B102, da Itaforte.


Larvas de Actias luna

 
Thysania agrippina

Receitas

PARA ELIMINAR MARIPOSAS

Acenda uma lâmpada a 1,5 m do ch&atildeatilde;o; embaixo dela, a uma distância de 20 cm, coloque uma bacia com óleo; durante a noite as mariposas serão atraídas pela lâmpada e ficarão presas no óleo.

SABÃO E QUEROSENE

Cozinhar 1 kg de sabão de coco numa panela com 3 litros de água; uma vez fria, adicionar a essa calda 3 litros de querosene. Para pulverizar, dilua 1 litro do preparado em 15 litros de água. Pulverize ou pincele 3 vezes consecutivas a cada 7 dias.

 

Todas as informação foram extraídas do livro Um Jardim Para Sempre – Manual Prático Para Manuteção de Jardins, escrito por Raul Cânovas e realizado com o apoio da STIHL.

 

 Autor: Raul Cânovas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *