4 plantas que purificam o ar

4 plantas que purificam o ar

Quando se trata da importância de flores e folhagens dentro de casa, logo associa-se a questão estética, porque lógico, cai muito bem na decoração. Mas você já parou para pensar nos benefícios que algumas plantas podem fazer aos seus pulmões? Ambientes fechados podem acomodar substâncias prejudiciais à saúde. Confira algumas espécies que além de trazer muita beleza para os ambientes, auxiliam na limpeza do ar:

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma das melhores plantas purificadoras, porque remove compostos orgânicos voláteis do ar.  Não exige muita manutenção.  É cultivada a meia-sombra em vasos. A espécie não tolera temperaturas baixas, sendo recomendada apenas para regiões tropicais e subtropicais. Cuidado: a planta é tóxica para bichinhos de estimação. 

Mais que deixar o ambiente bonito, a hera-inglesa (Hedera helix) é uma poderosa purificadora de quase todos os compostos tóxicos, fora a amônia. Além disso, multiplica-se facilmente. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente, ou apoiada, e para revestimento de muros e paredes. Cultive a pleno sol ou meia-sombra. 

A espada-de-são-jorge (Sansevieria laurentii) libera oxigênio à noite, além disso, absorve dióxido de carbono. Mantenha a planta em um local a pleno sol ou a meia-sombra. Apresenta boa resistência ao calor tropical, bem como ao frio.

Além de ser ótima para decoração, a dracena-de-madagascar (Dracena marginata) filtra o ar! Planeje bem o local, pois ela precisa de espaço para crescer.  Quem tem pet deve evitar, já que é tóxica. Cresce melhor no sol, então você deve deixar perto de aberturas como portas de vidro e janelas. A planta não tolera temperaturas baixas.

Ufa! Agora dá para respirar! Gostou das nossas dicas? Então você pode acompanhar o Jardim das Ideias no Facebook, basta curtir a página. Até o próximo post! 

0 Comments
  1. Gostei muito dos diferente assuntos relacionados com as plantas, seu cultivo , espécies indicadas para inverno e inverno, etc..
    Gostaria de receber conteúdos ,
    falando sobre como acabar com
    diversos tipos de formigas , se for
    possível. E como devo cultivar um
    jasmim do cabo.
    Obrigada pelas dicas.
    Obrigada pela atenção.

    Ana Celina “Dagnino” Araújo

    1. Olá, Ana Celina. Ficamos muito felizes pelo seu comentário!
      Você encontra mais sobre controle de formigas no Pró-Jardim STIHL ou também no nosso canal do Youtube, na série 50 Dias de Verde, por exemplo.
      Sobre como cultivar o Jasmim do Cabo, esta é uma planta que aprecia sol pleno, por isso é interessante cultivar em ambiente externo, com terra de boa qualidade, adubando a cada 3 ou 6 meses. Ela floresce uma vez por ano, geralmente nesta época, no início da primavera.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *