A rua mais bonita do mundo

Você já parou para pensar que a rua mais bonita pode estar mais próxima de você do que imagina? A Gonçalo de Carvalho, localizada em Porto Alegre recebeu este título de alguns sites internacionais como o Arch Daily, o Tree Hugger e o blog Amics arbres.

Foto: Ricardo Stricher – PMPA

Calma, cercada por imensas árvores – com mais de 70 anos – com grandes galhos que se unem formando um corredor que protege pedestres, carros, casas e edifícios do sol forte, a rua também foi decretada – em 2006 – como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental da cidade. As árvores, da espécie tipuanas, foram plantadas em linhas nas calçadas da rua por funcionários alemães de uma cervejaria que funcionava no local.

Foto: Jefferson Bernardes – FolhaPress

O título de a rua mais bonita do mundo começou a circular após o professor português Pedro Nuno Teixeira Santos publicar imagens da rua em seu blog – A Sombra Verde. A partir daí a Gonçalo de Carvalho ganhou fama internacional e hoje já pode ser considerada um ponto turístico da capital gaúcha.

Foto: Jefferson Bernardes – FolhaPress

Situada na divisa dos bairros Independência e Floresta e com um trânsito frequente de carros as árvores parecem abafar os ruídos do local, o que possibilita o visitante a ouvir o canto dos pássaros. Outra característica da Gonçalo de Carvalho é que a rua não é asfaltada, e sim pavimentada com paralelepípedos, que contribuem para que a água da chuva seja armazenada no solo, ajudando na irrigação das árvores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *