A extinção do xaxim é realidade. Como lidar com isso?

A extinção do xaxim é realidade. Como lidar com isso?
O xaxim é aquele item que todo o apaixonado por jardim quer comprar, mas não pode. Com a extração proibida há alguns anos, diferentes alternativas foram inventadas para suprir este substrato que serve tão bem às necessidades das orquídeas.
A seguir, conheça mais sobre esta joia rara da jardinagem que tornou-se uma verdadeira relíquia para quem a possui. De quebra, veja sugestões de alternativas que podem substituí-lo.
Xaxim: o que é?
Da mesma espécie das avencas e samambaias, o samambaiaçu – planta da família das dicksoniaceae -, é chamado de feto arborescente e pode levar centenas de anos para se desenvolver – estima-se que, em média, uma planta cresça apenas cinco centímetros por ano.
Por ser provinda de áreas florestais, esta espécie não costuma se dar bem em ambientes urbanos, pois necessita de muita sombra e alta umidade. Alerta! Este é mais um dos motivos pelos quais as mudas morrem – quem rouba, não consegue garantir o seu crescimento.
Onde era utilizado?
O substrato removido do caule da planta era utilizado para a criação de vasos e jardins verticais. Com a sua aplicação na construção civil, este item, já escasso, tornou-se impossível de encontrar.
Sem xaxim, quais são as alternativas?
Com o desaparecimento de mudas saudáveis, o desenvolvimento devagar das ainda existentes e a proibição da extração, todo o jardineiro #orquidealover precisou ir à procura de novas alterativas. A seguir, confira uma lista de sugestões que podem substituir este item.
Fibra de coco: os vasos deste material são as melhores opções disponíveis no mercado. Apesar disso, apresentam uma desvantagem: devem ser trocados a cada cinco anos.
Troncos: essa é uma sugestão bonita e muito prática. Selecione os troncos que estão apodrecidos e posicione as mudas de orquídeas/samambaias com a adição de uma pequena quantidade de terra. Dará supercerto!
E aí, curtiu descobrir mais sobre o xaxim, a sua extinção e as melhores alternativas? Se sim, não deixe de conferir mais dicas e truques de jardinagem na websérie Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde, com Carol Costa e STIHL. Esperamos você!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *