6 coisas para fazer no Jardim Botânico do RJ

6 coisas para fazer no Jardim Botânico do RJ

O Jardim Botânico funciona como um instituto de pesquisa e é considerado um patrimônio nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e reserva da biosfera da mata Atlântica pela UNESCO. Fundado em 13 de junho de 1808 por Dom João VI, este é um espaço para curtir e entrar em contato com a natureza. A seguir, confira uma lista de atrações para conferir a diversidade natural brasileira.

1. Lazer para todos

O ambiente e espaço proporciona um ótimo passeio para crianças e adultos. Além de abrigar o jardim sensorial, que foi feito especialmente para pessoas portadoras de deficiência visual.

2. Leve sua câmera e aproveite

Dentro do parque você vai encontrar monumentos históricos, artísticos e arqueológicos, como o Chafariz Central ou Chafariz das Musas, onde as quatro figuras representam a música, poesia, ciência e a arte. Além de deparar diversas espécies de árvores, plantas e animais.

3. Espaços incríveis

Orquidário: construído no final de 1930 e restaurado em 1998, você encontra cerca de dois mil vasos de algumas plantas ornamentais, como os antúrios, filodendros, samambaias e avencas.

Jardim Japonês: criado em 1935 para mostrar um pouco da cultura japonesa com lindos bonsais, cerejeiras, bambuzais e lagos com carpas.

Cactário: recentemente reformado com mais de 150 espécies.

4. Parque infantil

Oferece brinquedos de madeira e caixa de areia para crianças de até 10 anos, além de dispor bancos e mesas para lanches.

5. Loja

Lá você encontra objetos de decoração, livros, artigos infantis, roupas e até mesmo lembrancinhas.

6. Cafeterias

Como não é permitido consumir alimentos e bebidas em qualquer espaço do Arboreto, o JB disponibiliza duas opções de cafeteria, com refeições completas ou lanches.

Ideias que Florescem

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o cenário da websérie Ideias que Florescem, que conta a história de jovens que tiveram suas vidas transformadas através do projeto Pró-Florescer. Assista:

Curtiu nossas dicas? Então partiu levar a família para um lindo passeio e aproveitar a natureza. Para maiores informações, acesse o site oficial: http://jbrj.gov.br/.

Até a próxima!

Um comentário
  1. Adoraria conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mas moro em Manacapuru/Am. Tenho um pequeno jardim em minha casa. Tô adorando as dicas de vocês. Cordialmente, Ana Maria Oliveira.

    1. Olá Ana, tudo bem? Que bom que você gostou, ficamos felizes com seu comentário! 💚

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *