6 animais que são amigos da horta e jardim!

Quem tem horta, jardim ou gramado em casa sabe que eles atraem visitas constantemente. São bichinhos, insetos, percevejos, joaninhas, borboletas e muitos outros animais. Muita gente os mata por acreditar que sejam prejudicais. Alguns, é claro, são, mas em compensação existem muitos outros que são extremamente benéficos para as suas plantinhas, por isso manter um certo nível de “visitas” deles é fundamental.
É importante, para manter suas plantas saudáveis, fazer o controle biológico. Em hortas, por exemplo, alguns bichinhos são tão benéficos para a produção de alimentos que eles substituem os agrotóxicos, pois combatem as pragas que atacam a plantação.
Conheça quem são esses visitantes “do bem”:
ABELHA – Uma colmeia não é importante apenas para a produção de mel, mas também são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial para algumas plantas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações. A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar, por isso, não as extermine. Agora, se o enxame for muito grande, chame o corpo de bombeiros para uma orientação mais adequada.
JOANINHA – A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle dos famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos. Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia.
ARANHA – Principais predadoras, as aranhas comem mais pestes e insetos prejudiciais que todos os outros bichos juntos. Portanto, pense duas vezes antes de pisar naquela pequena aranhazinha que resolveu dar uma voltinha em sua horta. Claro, tome o maior cuidado quando estiver por perto: as aranhas, para se defender, podem atacar também.
MINHOCAS – Um dos principais fatores de sucesso de uma boa horta, a minhoca cava túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação. A minhoca também despeja suas fezes no solo e colabora na produção do húmus, matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. O húmus é essencial para o enriquecimento e fortalecimento do solo.
PERCEVEJOS – Junto com os escaravelhos, os percevejos constituem o “exército dos mais temidos” das hortas. As pequenas pestes, como pulgões e formigas que se alimentam do caule e das plantas, tendem a fugir do habitat de percevejos. As que ficam são devoradas por eles, que ajudam a manter o controle biológico da horta.
LIBÉLULA – A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo o importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Segundo biólogos, elas comem sem parar e, apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia.
Agora você irá pensar duas vezes antes de exterminar esses pequenos seres que só estão fazendo bem para o seu jardim ou horta!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *