5 temperinhos fáceis de cultivar em sua cozinha

5 temperinhos fáceis de cultivar em sua cozinha

Um dos principais segredos da gastronomia são os ingredientes frescos – além de proporcionar mais sabor, deixam o prato colorido, saudável e o mais importante, longe de substâncias químicas. Para ter isso em casa, você não precisar ser nenhum chef de cozinha, basta investir em uma hortinha doméstica, rápida, fácil e barata!

A primeira etapa é muito importante e merece bastante atenção: planejar onde você vai montar a sua horta e pesquisar bem sobre as plantas que você deseja cultivar.

Separamos aqui cinco temperos para você ter na sua cozinha:

O rei do sabor: manjericão

A terra precisa ser fértil e adubada, as sementes por sua vez devem ser plantadas a pouca profundidade. O manjericão necessita de exposição a luz natural. As regas não precisam ser diárias, 3 vezes por semana está ótimo!

A famosa: cebolinha

Ela se desenvolve melhor em temperaturas medianas e necessita de exposição solar direta por pelo menos 3 horas por dia. Em relação ao solo, deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base e não pela metade. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule.

A favorita: pimenta

Para seu melhor desenvolvimento, é necessário que ela seja plantada em algum vaso isolado, já que precisa de bastante espaço para se desenvolver. Existem pimentas que precisam ser cultivadas em climas mais úmidos, como a Jalapeño, outras, por sua vez, precisam ser de climas completamente secos. Pesquise bem sobre a pimenta de sua escolha antes de plantar.

O refrescante: hortelã

Assim como a pimenta, a hortelã possuiu uma raiz profunda, por isso recomenda-se que ela seja plantada em um vaso isolado. Desenvolve-se em lugares com temperaturas amenas e seu solo precisa estar sempre úmido, mas não encharcado. O melhor momento para colher é quando está florescendo, onde seu sabor e aroma se encontram mais intensos.

A saborosa: salsa

A planta prefere locais com sombra parcial e que não ultrapassem temperaturas amenas de 22ºC. A colheita é feita quando atinge entre 12 a 16 cm de altura (60 a 90 dias após ter sido plantada).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *