5 plantas que ajudam a purificar o ar

5 plantas que ajudam a purificar o ar

No quarto episódio da websérie Sob Medida, a jardineira Carol Costa apresenta algumas sugestões de plantas que ajudam a purificar o ar e filtrar cheiros da cozinha. Confira:

21

Quando compramos uma planta pensamos logo se vai combinar com a decoração e na praticidade do seu cultivo. E esquecemos que elas também podem ter ótimos benefícios para nossa saúde! Confira abaixo mais informações sobre algumas dicas de plantas que ajudam a purificar o ar:

Aloe vera (Aloe vera): muitas pessoas conhecem a aloe vera pelos seus benefícios na hora de aliviar queimaduras ou ainda para promover crescimento de cabelo. Entretanto, ela é uma ótima planta para purificar o ar. O mais bacana é que dá pra saber quando o ar está carregando de muitos poluentes, pois as folhas começam a apresentar manchas marrons.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata): e uma planta fácil de cuidar, que pode crescer sem muita luz ou água. A espada-de-São-Jorge consegue absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes. Além disso, libera oxigênio à noite, ao contrário das outras plantas que fazem esse processo durante o dia, por isso é indicada para se colocar no quarto.

Gérbera (Gerbera jamesonii): ideal para ser deixada no quarto ou na lavanderia, já que auxilia na remoção de tricloroetileno (encontrado em produtos para roupa) e benzeno do ar. Procure deixar em locais próximos às janelas, pois é um tipo de flor que precisa bastante de sol. Outra dica é que a planta combina mais com regiões de temperaturas baixas, mas também se desenvolve em locais subtropicais.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii): para quem procura uma flor para dentro de casa que não exija muito trabalho, essa espécie é perfeita. Além de ser muito bela, ela ajuda a diminuir os níveis de toxinas no ar. Deve ser cultiva a meia-sombra em vasos ou canteiros, com irrigação periódica. Vale lembrar que ela é uma planta venenosa, por isso é preciso cuidar caso você tenha animais de estimação ou crianças.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena): embora com fama de perigosa por causa de sua seiva tóxica, a comigo-ninguém-pode é uma boa escolha para garantir o ar puro do seu lar. Além disso, não exige manutenções complicadas. Ela não gosta de temperaturas baixas, mas se desenvolve bem tanto no jardim quanto em espaços fechados.

Ficou com dúvida sobre alguma dessas espécies? Comente! E não deixe de acompanhar o Jardim das Ideias STIHL no Instagram para saber muito mais sobre o universo das plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *