5 motivos para ter um pé de acerola em casa

5 motivos para ter um pé de acerola em casa

A espécie Malpighia emarginata, mais conhecida como acerola, é uma fruta originária da América Central. Atualmente o Brasil é o país que mais produz, consome e exporta a espécie. Apesar de ser cultivada principalmente na região do Nordeste, a fruta pode ser encontrada em pomares de extração ou em jardins domésticos no país inteiro.

A aceroleira é um arbusto de folhas ramificadas verdes escuras e flores rosadas. A coloração da fruta é vermelha e possuí sabor suavemente ácido quando maduro. Suporta a baixa irrigação, o que explica sua resistência nas regiões quentes do nordeste. A safra do fruto é quase anual, com exceções ao período de desabrochamento das flores. Além disso, a acerola possui diversos benefícios, vamos conferir?

Muitas vitaminas

O fruto possui vitamina A, responsável pela sensibilidade da retina, B2 que dá a pigmentação e aspecto da pele e a B3, que controla o metabolismo e a produção de esteroides. Ela é rica em ácido ascórbico – vitamina C – que reproduz o colágeno e dá resistência à estrutura óssea e vascular do nosso corpo – favorecendo o combate ao envelhecimento precoce das células.

Ajuda nos problemas gastrointestinais

Ricas em fibras, as acerolas ajudam o nosso sistema gastrointestinal, podendo tratar constipações, disenterias e entre outros.

Reduz o açúcar no sangue

Os antioxidantes presentes nos frutos trazem diversos benefícios quando tomados em forma de suco, pois eles controlam os níveis de açúcar presentes no sangue, reduzindo os riscos de diabetes e hiperglicemia.

Ajuda no metabolismo

A grande quantidade de vitaminas B presente na acerola ajuda no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que nosso organismo e metabolismo funcionem de forma mais rápida.

Auxilia na alimentação

Possui poucas calorias e quantidades de gorduras, balanceando a alimentação e proporcionando um auxilio para as pessoas que desejam perder peso.

Vamos plantar?

O solo necessita ser fundo, argiloso e bem drenado, úmido e nunca encharcado. Ela se desenvolve melhor em climas tropical ou subtropical. Deve ser plantada em vaso para consumo doméstico e a colheita é feita a partir de 8 meses. Você pode encontrar mudas em floriculturas ou lojas especializadas.

Com esses benefícios, fica difícil não querermos esta maravilha em nosso quintal! Aproveite nossas dicas de cultivo e mãos à obra!

2 Comments
  1. quero planta na varanda a ceroleira, mas só vai pegar . sol a partir das 11:00h. Será que vai vingar?

    1. Olá, Diva! Ela pode vingar, sim. Use uma terra de boa qualidade ao plantar e garanta que ela receba adubação pelo menos duas vezes ao ano. Assim ela irá crescer forte e saudável.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *