5 formas de salvar sua planta que está morrendo

Uma coisa que pode acontecer com qualquer jardineiro, seja você experiente ou iniciante, é ver sua plantinha murchar, ganhar manchas estranhas, ou seja, ficar a perigo de morrer. 
As causas podem ser várias, desde a necessidade um vaso novo, mais sol ou pragas que podem estar se proliferando. É por isso que você precisa conhecer cinco truques básicos que vão fortalecer a saúde das suas plantas. Confira: 
1. Trocar de vaso: mudar sua planta para um novo vaso pode ser tudo que ela precisa. O novo recipiente deve ser maior que o anterior, com em média 3 centímetros a mais na largura. Isso pode ser suficiente para fazer as raízes crescerem mais fortes. 
2. Adube: adicionar uma mistura de adubos naturais de boa qualidade pode dar uma dose de energia extra para suas plantinhas. Vale usar borra de café, leite e cascas de ovo e de frutas. E dá ainda para criar uma composteira que, ajudar a criar o adubo das plantas, e ainda diminui em até 90% o volume do lixo da sua casa. 
3. Cuidado com o sol: o sol é um dos elementos mais importantes no desenvolvimento das espécies. Se sua plantinha já está fragilizada, deixa-la exposta ao sol forte e quente pode piorar a situação. Por isso, até que ela se recupere, o ideal é mantê-la no sol indireto, de preferência pela manhã. 
4. Não exagere na rega: uma das causas mais comuns das plantas ficarem enfraquecidas é manter a frequência de regas igual durante o ano todo. Como a quantidade de água está relacionada à incidência de sol, a rega deve ser reduzida no outono e inverno. O segredo é fazer o teste do dedo na terra, se ela estiver seca é hora de fazer a rega novamente. Lembrando que água em demasia causa o surgimento de fungos e o apodrecimento das raízes. Tome cuidado! 
5. Elimine as pragas: os sintomas de que as pragas estão causando estragos no seu jardim são bem claros, como folhas ou caules manchados ou fracos. Elas aparecem quando há desequilíbrios térmicos, insolação ou ventilação inadequada, excesso ou escassez de água, uso de tesouras mal esterilizadas e lixo acumulado. Para eliminar a proliferação de lesmas, cochonilhas, pulgões, caracóis e formigas, você pode pesquisar dicas em nosso blog, já postamos várias de como combatê-las de forma natural e prática. 
Gostou das nossas dicas? Se você está enfrentando problemas com suas plantinhas deixe suas dúvidas nos comentários. Vamos adorar ajudar você. 
Fonte: Casa e Jardim
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *