5 dicas para transplantar o seu bonsai com segurança

5 dicas para transplantar o seu bonsai com segurança

Assim como qualquer outra planta, o bonsai cresce quando suas raízes procuram ocupar a totalidade do vaso. Por isso, ao adquirir uma nova espécie para o seu jardim, verifique se é necessário transplantar. Caso a resposta seja positiva, leia nossas dicas para fazer o processo com segurança:

1) Para fazer a troca é preciso separar o torrão de terra com uma espátula. Verifique com antecedência se o bonsai não está preso ao solo por meio de arames. Se estiver, utilize alicates para a retirada.

2) Mantenha as raízes finas intactas do seu bonsai, pois são elas que absorvem os nutrientes, e corte as raízes de elevada espessura, para que desenvolvam raízes mais finas.

3) Ao replantar a árvore com terra nova, busque fazer uma compactação leve para que o solo penetre entre as raízes, sem deixar bolsas de ar. Aplique uma pequena camada de composto, formando um monte no centro em que vão ficar as raízes. A árvore deve ficar em cima dele. Se precisar, fixe o bonsai no vaso com arames, utilizando o alicate.

4) Após todo o processo de transplantar, reduza o metabolismo do seu bonsai. Até que ele volte a brotar, deixe-o longe do sol por aproximadamente 10 dias.

5) Lembre-se de verificar qual é a sua espécie de bonsai e em qual época do ano é adequada fazer a sua transplantação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *