4 espécies de árvores frutíferas nativas ideais para cultivo em apartamento

A gente já falou aqui no blog que é sim possível colher frutas dentro de sua casa ou apartamento e deu a dica dos cuidados necessários antes de escolher uma árvore. Hoje retomamos o assunto com uma listinha de cinco espécies que se adaptam perfeitamente ao ambiente interno, confira:

Pitangueira (Eugenia uniflora)

O pequeno porte da pitangueira é uma de suas principais vantagens para o cultivo dentro de apartamento. Ela é ideal para o nosso clima e extremamente resistente tanto ao sol pleno, quanto ao frio extremo. Além disso, suas frutinhas são deliciosas, a árvore é altamente decorativa e de baixa manutenção.

Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora)

A jabuticabeira é perfeita para plantio em vasos. O ideal é adquirir plantas da variedade sabará anã que já estejam produzindo, pois ela leva cerca de 10 anos para dar frutos pela primeira vez. Ao contrário da pitangueira ela tem algumas exigências: sol pleno, solo bem adubado e muita, muita água, principalmente durante os períodos de floração e frutificação.

Araçazeiro (Psidium cattleyanum)

Aqui temos outra pequena frutífera. Seu período de frutificação é longo, durante a primavera e o verão, e suas frutas, semelhantes a goiabas, são doces e ácidas. O araçazeiro prefere climas tropicais e sol pleno, mas tolera meia luz e climas frios.

Cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata)

A cereja-do-rio-grande é uma planta ornamental que floresce e frutifica durante a primavera. Seus frutos carnosos e suculentos são perfeitos para compotas e licores, mas mancham o chão, então se deve tomar cuidado com o local onde a árvore será plantada. Ela prefere sol pleno e solo enriquecido, mas também aprecia a meia sombra e deve ser irrigada regularmente, especialmente durante o período de florescimento e frutificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *