A versátil cheflera: ideal para ambientes externos e internos

A versátil cheflera: ideal para ambientes externos e internos

Escolhida constantemente para compor a decoração de ambientes internos e a criação de cercas vivas, a cheflera (Schefflera arborícola) é espécie de origem asiática que pode alcançar até 6 metros de altura. A seguir, confira informações e dicas sobre esta planta ornamental que pode ser o toque de verde que estava faltando em sua casa.

De fácil encontro em floriculturas, as mudas de cheflera estão disponíveis em diferentes tonalidades – existem plantas de um único tom de verde e outras com manchas amarelas. A escolha desta espécie para ambientes externos pode trazer uma incrível surpresa: em períodos de floração, os seus frutos são chamariz para passarinhos, que garantem um show de cores e delicadeza.

Em espaços internos, a cheflera deve ser bem posicionada para que não prejudique a circulação da casa. Quando parte de jardins, pode ser utilizada para compor cercas vivas com exuberante cobertura. Neste caso, vale avaliar a disposição das mudas, para que não exista o comprometimento de seu desenvolvimento e a necessidade de replantio.

Aprenda a cuidar de sua cheflera

Iluminação: pode ser mantida em ambientes com boa incidência solar, porém, sem exageros. As mudas com folhas manchadas devem ser colocadas em espaços com boa sombra – são normalmente indicadas para ambientes internos.

Solo: fértil e levemente úmido. Não deve ser encharcado. Pode ser adubado com compostos orgânicos sempre ao fim do inverno.

Poda: sem segredos, a cheflera pode ter seus galhos podados sempre que necessário. Por essa facilidade, pode ser utilizada para a topiaria, suportando até mesmo podas drásticas.

Troca de vaso: ao notar que as raízes estão ocupando todo o espaço do vaso, realize a troca. Mudas com crescimento rápido e generoso podem se dar bem no solo.

Reprodução: o método de estaquia é altamente indicado. A cheflera também pode ser reproduzida por sementes.

Resumidamente, a cheflera é uma esplendorosa opção para a sua casa – seja na sala, varanda, jardim ou espaço de confraternização. Ficou encantado pela versatilidade dessa espécie? Fique ligado: aqui no Jardim das Ideias STIHL tem novidade todos os dias. Esperamos você!

Um comentário
  1. A minha cheflera esta com folhas murchas e marrom oque fazer?

    1. Olá, Juliano! Pode ser que tenha havido uma infecção por uma doença fúngica. Antes de te recomendar um tratamento ou medida de controle, gostaríamos de te ajudar no diagnóstico. Você poderia nos mandar uma foto das folhas?

      Vânia Chassot Angeli

  2. minha schefflera estar com uma cola parece açucar oque sera por favor

    1. Você pode realizar uma poda de limpeza, retirando alguns galhos secos, doentes e mal formados, porém evite podar na lua cheia, pois a planta perde muita seiva e isso dificulta ainda mais a recuperação da planta. Em seguida, faça uma limpeza na planta, usando um borrifador, como o SG 11, diluindo 3 gotas de detergente líquido em 1 litro de água. Aplique em todas as folhas e depois, passe um pano úmido, buscando limpar a planta. Repita essa limpeza após 15 dias, se necessário.

  3. Bom dia!! A minha Cheflera está em um jardim ao ar livre. De uns tempos pra cá as folhas começaram a dar uma gosma e outras uma cor preta que chega a manchar o chão. Ela se expandiu muito com galhos espalhados tornado-a feia e com poucas folhas. O que devo fazer??

    1. Olá, Rosângela. A Cheflera é uma planta que aceita bem a poda e você pode aproveitar que ela não está muito bem para regenerar a ramagem. Realize a poda da planta, cortando todos os galhos na mesma altura (pode ser cerca de 30 ou 40 cm do solo). Você pode usar uma tesoura de poda bem afiada ou um podador de arbustos. Os galhos cortados, caso estejam em bom estado, podem ser incentivados a formar novas mudas, através de estacas.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  4. Olá
    Estou preste a me mudar pra casa nova e gostaria de plantar uma cheflera na frente da casa.
    Gostaria de saber se isso é possivel?
    As suas raizes podem comprometer a estrutura do muro?
    Ela se adaptaria bem sendo plantada isolada?

    1. Olá! Sim, super possível. A cheflera é uma planta versátil, de crescimento relativamente lento, se adapta muito bem em jardins externos, que peguem sol durante uma parte do dia. Suas raízes não são agressivas. Além disso, você pode fazer podas para dar formato à planta como um arbusto. Fica linda e tem as opções de verde ou variegada, você pode fazer um mix das duas ou escolher entre elas.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  5. Minha cheflera está morrendo. Os galhos começaram a cair e agora está com manchas marrons. As folhas estão murchando. O tronco dela está ficando escuro como se estivesse apodrecendo. Estou arrasada, me ajudem

    1. Olá, Débora. Deve ter acontecido algum erro no manejo, mas podemos tentar recuperar a planta. Você pode fazer uma poda, dando novo formato à planta, cortando os galhos, com uma tesoura. Os ramos cortados, coloque em lixo orgânico ou composteira. Cuide para não regar em excesso nos próximos dias e planeje adubação, uma vez ao mês, nos próximos três meses, para que ela se recupere. Cuide para não exceder a dose indicada no rótulo do adubo que você escolher. Pode ser NPK 10-10-10 ou outro, mais completo (leia no rótulo onde diz composição).

      Esperamos ter ajudado!

      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  6. Vcs estão de parabéns, é a primeira vez que vejo respostas tão rápidas,as vezes até desanimo de perguntar. Mas vou fazer minha pergunta,eu sou apaixonada por plantas,mas algumas(inclusive samambaias) estão ficando com folhas marrons,e caem,e TB com pintinhas brancas, acho que é cochonilha,o que pode estar acontecendo?

    1. Olá, Rita! Ficamos felizes em responder para tirar as dúvidas, afinal, também somos amantes da natureza ♥
      Sobre a sua samambaia, pode ser que ela esteja com cochonilhas, que são insetos sugadores. Se você passar a mão ou um pano úmido e conseguir remover, faça isso em toda a planta (chamamos de catação manual, uma técnica natural para o controle de insetos). Feito isso, você pode revisar se a sua samambaia está com tudo ok (luz, rega e adubos). Ela gosta de muita claridade ou sol fraco, água pela terra quase todos os dias (em dias secos e quentes, pode regar mais seguido), adubação regular. Você pode usar algum adubo da sua preferência, seguindo as informações do rótulo ou colocar um pouco de terra nova no vaso. Assim a planta fica melhor nutrida e mais forte.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

    1. Olá, tudo bem? O espaçamento ideal é bastante relativo. Pode variar de acordo com o tamanho atual das mudas e o estilo da composição do jardim, se vai ser uma fila de plantas, ou uma composição mais aleatória. Recomendamos que você deixe uma distância entre plantas de pelo menos vinte centímetros, para que elas tenham espaço para crescer nas laterais.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  7. Eu comprei uma casa com 2 árvores desse tipo só que as flores caiem após ficarem maduras e como são muito pesadas podem até matar isso é normal nessa espécie. As árvores são bem grandes e altas. Qual a solução? Nem vou mais no quintal. Já caíram umas w0 flores gigantes de mais de 15 quilos. Obrigado

    1. Olá, André. Você pode fazer podas ao longo do ano controlando este crescimento vigoroso, pois elas rebrotam com facilidade. Se preferir, faça uma poda mais “drástica” no outono e mantenha a planta sempre com a mesma estatura. Ela irá crescer ao longo do ano, mas você consegue controlar seu tamanho e consequentemente este excesso de ramos, flores e outras estruturas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

    1. Olá! Ela pode até se manter estável durante um tempo, mas depois vai demonstrar falta de luz, ficando estiolada, pálida e doente. O ideal é que no local dela tenha pelo menos 2 horas de sol direto.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  8. Tenho uma árvore dessa que vivia num vaso ha 28 anos, ha uns 3 anos plantamos no quintal e ela virou uma árvore enorme que atrai muitos pássaros por causa dos seus frutos. O processo dela sempre foi cair as folhas velhas e nascer as novas e logo dar os frutos. Agora estou vendo que ela está cheia de frutos porém TODAS as folhas estão caídas, como se fossem cair, só que são novas, estão bem verdinhas, mas caídas. Aqui o solo é bem fértil, confesso que sou péssima em jardinagem, não sei como ajuda la e to preocupada com a bichinha hahahha

    1. Olá! Ela pode estar com este aspecto devido à avançada idade da planta, pois acaba exigindo mais cuidados. Quanto maior a planta, mais ela sofre por falta de água. Caso a terra esteja seca, regue uma vez a cada dois dias, pelo menos, mas sem encharcar a terra. Importante repor os nutrientes da terra através da adubação regular, que pode ser feita a cada 3 ou 6 meses, mantendo as plantas em condições de se manterem saudáveis e produtivas.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *