Lágrimas-de-bebê: conheça mais sobre essa linda planta rasteira

Lágrimas-de-bebê: conheça mais sobre essa linda planta rasteira

A Soleirolia soleirolii, também conhecida como lágrimas-de-bebê, cabelinho-de-anjo, planta-da-sorte e barba-de-Moisés, é uma planta rasteira de folhagem ornamental. Com altura máxima de 10 centímetros, seu crescimento maior ocorre horizontalmente, com ramos se espalhando de maneira uniforme.

Quando plantada em canteiros, a espécie forma um lindo tapete verde. Pode ser usada como forração em lugares sombreados e como ornamento em torno de árvores e lagos. Quando em vaso, suas folhas pendem como uma cascata verde, garantindo um lindo visual. Confira a seguir alguns cuidados e curiosidades sobre a lágrimas-de-bebê.

Cuidados com a lágrimas-de-bebê

• Deve ser cultivada em locais com luminosidade. Mas cuidado, pois a luz solar direta pode queimar suas delicadas folhas;
• Seu solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e úmido, para garantir seu crescimento;
• Deve ser regada regularmente, especialmente no verão. Recomendamos fazer pulverização sobre as folhas para hidratação extra. Durante o inverno, a rega deve ser reduzida;
• Seu cultivo pode ser feito em regiões com clima ameno e tropical, mas atenção a geadas e frios intensos: a lágrimas-de-bebê é muito sensível.

Curiosidades sobre a planta lágrimas-de-bebê

• Possui flores brancas bem pequenas, que crescem entre a folha e o galho, mas que não possuem valor ornamental;
• Existem cultivares da lágrimas-de-bebê com distintos tons de verde. A “Aurea” possui um verde bem claro e a “Variegata” com tons de branco;
• Suas folhas são bem pequenas e ovais, não medindo mais que 5 milímetros;
• Em alguns lugares é considerada erva-daninha, devido à sua grande propagação;
• Durante o inverno, ela pode perder suas folhas, mas volta a brotar durante a primavera;
• É ótima para lugares onde a grama não se desenvolve e entre rochas, preenchendo os espaços vazios;
• Deve-se tomar cuidado para não escolher lugares com muita circulação, pois ela não sobrevive ao pisoteio

E aí, gostou das dicas? Não esqueça de curtir e compartilhar. Até a próxima!

Um comentário
  1. quero compra semente de planta rasteira para jardim cabelo de anjo

    1. Olá, Lucenir! Tudo bem? Você pode encontrar as sementes numa floricultura mais próxima de você. ♥

    1. Olá, tudo bem? Não trabalhamos com comercialização de plantas. Indicamos que você entre em contato com floriculturas e distribuidores da sua região. Abraços!

  2. Ola eu tenho uma plantinha dessa ela estava linda estava fora de casa na sombra . Coloquei ela dentro de casa e as folhas começaram a amarelar . Você pode me ajudar . O que posso fazer pra ela continuar verdinha

    1. Pode ser que esta mudança de ambiente tenha causado um estresse fisiológico na planta. Outro motivo clássico para as folhas ficarem amareladas é o escesso de água. Retire as folhas amareladas, realize adubação regularmente e escolha um local com claridade natural o dia todo, de preferência 4 horas de sol fraco, todos os dias. Assim ela irá se recuperar novamente.

      Vânia Chassot Angeli

  3. Oi tudo bem?
    Eu tenho uma barba de moisés, no começo estava tudo bem, mas agora ela está muito ressecada.
    Ela fica no meu quarto, não sei se o problema é o ar condicionado ou se eu coloco muita água.
    Queria saber a frequência e a quantidade de água que devemos colocar.
    Muito obrigada desde já.

    1. Olá, Gabi! A Soleirolia soleirolii, famosa Barba de Moisés é uma espécie que prefere sol fraco, até a chamam de suculenta de sombra, ela é mais delicada que outras variedades. Pode ser que o ar esteja prejudicando o seu desenvolvimento. Ela gosta de substrato com umidade mediana, ou seja, nem seco, nem afogado. Você pode colocar água uma vez, molhando bastante e deixar vários dias, até quase secar completamente; quando for molhar de novo, não precisa molhar tanto, apenas o suficiente para a terra ficar úmida. Esta será a quantidade para as próximas regas. Adote um copinho ou medida aproximada para facilitar o manejo da irrigação. Vale lembrar que ela também precisa de adubo (assim como todas as plantas), então use um adubo da sua preferência e siga as orientações do rótulo quanto à dose, forma e frequência de aplicação.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  4. Oi eu com parei uma barba de Moisés hoje e coloquei em um vaso que fica pendurado na janela, te problema se deixar ela na janela o dia inteiro? E queria saber quantas vezes por semana que devo regala.

    1. Olá, Elisa. Você pode regar uma vez por semana, desde que a quantidade de água seja suficiente para molhar abundantemente toda a terra do vaso. Quanto à janela, a questão é a luz. Ela deve pegar sol fraco por no máximo 5 horas por dia, ou então, ficar em ambiente com muita claridade. Evite ficar trocando de lugar. Você pode programar uma adubação mensal, assim ela irá crescer cada vez mais saudável.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  5. Qual adubo é mais indicado pra barba de Moisés? Montei um vaso com hastes de bambu da sorte, Espadinha e barba de Moisés pra fazer forração. Tem adubo indicado pra cada tipo de planta? Ou o adubo indicado pra uma pode prejudicar a outra planta?

  6. Como adubar essa planta?
    Ela é comestível?

    Abraços.
    Obrigada 😊☺️

    1. Olá, Denise. Ela é apenas ornamental, sendo usada em vasos e canteiros, em locais de meia-sombra ou sol fraco. Para adubar, podemos usar adubos líquidos, diluídos em água, aplicando uniformemente em toda a terra onde ela está plantada. Evitar aplicar nos horários mais quentes do dia.
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  7. Oii, tenho dois vasos com essa plantinha. Em um deles, alguns “galhinhos” dela estão mortos, o que pode ser isso?
    No outro vaso, plantei umas mudinhas, mas estão todas murchas. É normal?
    Nunca adubei elas, e não pegam sol!

    1. Olá, tudo bem? Elas podem estar sentindo falta de água e de claridade. A Soleirolia soleirolii é uma espécie que se desenvolve bem onde a luz é insuficiente para gramados, por exemplo e por isso pode ser usada como forração de meia-sombra. Coloque uma terra nova nos vasinhos e regue a terra a cada 1 ou 2 dias, estimulando a planta a se recuperar. Cuide para não deixar a terra encharcada.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *