08 de março ??? Dia Internacional da Mulher

por Raul Cânovas

No dia oito de março é lembrado o Dia Internacional de Mulher. Talvez seja por isso que inevitavelmente lembremos de algumas personagens em nossas vidas: mãe, filhas, irmãs, esposa. Ídolos femininos, que na nossa infância alimentavam a fome de aventuras como a da Mulher Maravilha, outras que ingenuamente nos fascinavam como a Branca de Neve. Mais tarde descobrimos figuras que por trás da aparente inocência escondiam uma incrível agudeza de espírito, como era o caso de Mafalda, esse fantástico personagem de historia em quadrinhos.

Nós, quando adolescentes, babávamos com Jane Fonda, Sophia Loren e Jeane Moreau, nas matinês de domingo. Eu, pessoalmente, tive algumas personalidades ilustres, como foi o caso de Gertrude Jekyll, uma paisagista inglesa, admirável, que deixou mais de 300 jardins projetados, além de ter sido a mentora da famosa revista House and Garden (Casa e Jardim) que é editada há muitos anos.

Neste mundo que foi durante séculos ou milênios, dirigido por homens que administraram conflitos, discussões e até guerras, é justamente em dias como este que pensamos como foi essencial a presença feminina, mesmo que condenada a um segundo plano, para que a humanidade não explodisse no meio dessas lutas perversas, onde se invocavam deuses castigadores ou ditadores megalomaníacos.

Hoje, fico um pouco triste pensando, como teria sido bom um mundo onde se venerasse mais as Minervas, as Vênus e as Proserpinas, deusas encantadoras e sábias. Imagino como teria sido tudo se tivéssemos prestado um pouco mais de atenção ao canto das Sereias.

Quem sabe, algum dia, nós homens poderosos, cedamos um pouco mais de espaço a mulher para que ela consiga aquilo que não fomos capazes de alcançar.

Quiçá, aproveitando esse dia, possamos imaginar um Dali reencarnado servindo, ele de inspiração para sua amada musa Gala.

Enfim, espero nunca mais ouvir dizer que por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher (grandes mulheres andam junto).

Autor: Raul Cânovas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *