Como espantar formigas do jardim

Como espantar formigas do jardim

 

Um dos maiores temores dos amantes da jardinagem são as formigas. Colônias destas pequenas invasoras podem se instalar no seu quintal e na sua casa, atingindo a grama, as flores da sua plantação e os cômodos do seu lar, deixando um verdadeiro caos por onde passam.

As formigas aparecem em busca de comida, principalmente no verão, quando estão estocando para as estações mais frias. A maioria das formigas domésticas são onívoras, ou seja, se alimentam de proteínas como restos de carnes e outros insetos mortos, carboidratos e açúcares.

É preciso atenção! Em busca destes tipos de alimentos, elas vagam por lixeiras e superfícies contaminadas, podendo transmitir doenças. A melhor forma de acabar com elas é cortando sua fonte! Feche bem suas vasilhas e embalagens e mantenha os ambientes sempre limpos.

As espécies que são nocivas para o seu jardim são as cortadeiras, também conhecidas como saúvas. A fama destas invasoras é péssima! Elas podem retalhar suas plantas para levarem suas folhas para o formigueiro e desta forma, prover o alimento da colônia.

Para afastar estes seres incômodos da sua casa e quintal, confira algumas receitas caseiras!

Use cravo e canela

Estes elementos possuem um forte odor que espanta as formigas. Em um pote sem tampa ou saquinho de tule, coloque cravos da índia e paus de canela e espalhe nos pontos de maior concentração das intrusas. Esta técnica irá espantá-las sem mata-las.

Borrife detergente

Misture três colheres de detergente de cozinha com 200ml de água e coloque em um borrifador. Aplique por toda a área afetada, em frestas, nos móveis e ao redor do seu jardim. Este método não irá contaminar os ambientes.

Vinagre

O vinagre pode ser um grande aliado. Use vinagre branco ou de maçã dentro de um borrifador e aplique nas plantas e em todos os locais em que as formigas estão atacando.

E aí, gostou das dicas? Temos certeza que seguindo estes passos você irá se livrar das temidas formigas! Não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Até o próximo post!

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *