Cebolinha: tudo que você precisa saber

Cebolinha: tudo que você precisa saber

Se você chegou até aqui é porque é um grande fã de cebolinha verde. A gente confessa que também adora usar este tempero nas receitas, afinal, ele dá um toque de sabor incrível aos pratos. Sem dúvida é um dos mais populares. Não é pra menos! Ele é superfácil de ser cultivado até por quem não tão tem tanta experiência com jardinagem. Por isso, resolvemos preparar este post para trazer algumas dicas de cultivo e manutenção de cebolinha para que você possa desfrutar do sabor direto da hortinha da sua casa.

A cebolinha pode ser facilmente cultivada em casa, basta colocar as sementes em um vasinho, regar e esperar para que ela cresça. Mas é claro que todo cultivo tem alguns segredos que ajudam na durabilidade e no desenvolvimento da planta. Para desvendar isso, preparamos uma série de dicas. Confira:

Luminosidade

– A cebolinha verde exige luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Solo

– Cultive de preferência em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A cebolinha verde cresce bem em quase qualquer solo, exceto os solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos.

Cultivo

– A cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas. As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estas se tornam grandes o suficiente para serem manuseadas.

– Já o método de plantio pela divisão de touceiras consiste em separar cada planta da touceira, colher as folhas mais desenvolvidas e plantar cada planta espaçadamente na mesma profundidade em que se encontrava anteriormente.

 – A maioria das cebolinhas verde cresce melhor em temperaturas de 13°C a 24°C.
Rega
– Faça a rega com frequência para que o solo se mantenha úmido, mas não encharcado. A planta adulta é mais resistente a curtos períodos de seca.
Colheita
– A colheita pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade.
Gostou das nossas dicas? Se você estiver enfrentando algum problema com o desenvolvimento das suas cebolinhas deixe sua dúvida nos comentários 😉
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *