Tenha brócolis na sua horta!

Tenha brócolis na sua horta!

Se você não fez cara feia lendo o título deste post já é meio caminho andado. Até porque além de delicioso, brócolis é uma hortaliça rica em benefícios para saúde. Por isso, nada mais justo que explicarmos como você pode cultivá-la na sua horta. Preparado?

Você sabia que o brócolis dura pouco tempo após a colheita? Ou seja, o ideal é que ele seja plantado de preferência perto das áreas de consumo. Como você vai cultivar no seu jardim e vai direto para sua cozinha não tem problema, não é mesmo? E se a colheita for boa que tal compartilhar com amigos e vizinhos?

Aqui no Brasil existem dois tipos de brócolis, que são diferentes por causa das características de cultivo. O de cabeça única tem apenas uma colheita e dura mais tempo para o consumo enquanto o tipo ramoso deve ser colhido várias vezes e tem prazo de vida mais curto.

Como cultivar brócolis

Para cultivar semeie as semente diretamente no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo. O espaçamento pode ser de 60 centímetros a 1 metro entre as linhas de plantio e de 30 cm a 60 cm entre as plantas. Ou ainda use sementeiras, vasos pequenos, copinhos de plástico ou jornal. Mas atenção: as mudas de brócolis são sensíveis ao transplante, dessa forma é preciso muito cuidado para não danificar as mudas e raízes. De preferência transplante no fim da tarde, com o solo bem úmido.

Germinação do brócolis

A germinação acontece entre uma ou duas semanas. Já a colheita dos brócolis-de-cabeça leva de 75 a 100 dias após a semeadura, e os ramosos de 60 a 90 dias. Para saber qual é o momento de colher, veja se as inflorescências estão bem desenvolvidas e com uma cor intensa, mas antes que as flores comecem a abrir.

Agora que você já sabe como cultivar, que tal algumas dicas para garantir um bom desenvolvimento? A primeira é em relação à rega que deve ser feita de forma manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado. E a outra é sempre que possível retirar plantas invasoras que possam competir por recursos e nutrientes.

Esperamos que tenha gostado deste post! Se você tem dúvidas de como cultivar outras hortaliças deixe suas sugestões nos comentários 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *