Substrato para a adubação de plantas

Substrato para a adubação de plantas

O substrato é uma mistura muito importante para um crescimento forte e saudável das plantinhas. É algo que não pode estar em falta em nossos jardins, não é mesmo? Este composto permite a germinação e cultivo das espécies. Hoje o Jardim das Ideias STIHL te traz mais informações sobre este importante aliado dos jardineiros.

O contato com o substrato é comum durante a plantação de mudinhas. Se trata de uma mistura que não retém umidade, podendo substituir a terra na produção das espécies. As raízes da sua plantinha irão se desenvolver dentro deste material, que também irá ser fonte de alimento durante os primeiros estágios de sua vida.

Não é difícil encontrar o composto já pronto e esterilizado, muitas agropecuárias o comercializam. Estes encontrados em lojas são mais vantajosos, pois são salubres e protegem o plantio de possíveis doenças. Alguns substratos bem populares para as mudas são a vermiculita e o húmus de minhoca. Só não se engane: o substrato também pode ser feito por você de forma natural e orgânica, desde que possua todos os ingredientes necessários para a produção.

Como fazer substrato

O substrato orgânico possui uma ótima quantidade de macronutrientes, podendo ser composto de vários materiais. Para fazer um, você não precisa de muita coisa: terra, húmus de minhoca e marvalha de pinus (cavaco). Siga as instruções:

Passo 1: Deposite, em um recipiente específico para a mistura, duas partes de terra. Não esqueça de retirar as pedrinhas que ficam junto;

Passo 2: Misture com a terra uma parte e meia de marvalha de pinus;

Passo 3: Para finalizar, deposite uma parte de húmus de minhoca e vá mesclando todos os ingredientes até ficarem bem juntos.

Seguindo estes pequenos passos, você já pode ter o seu próprio substrato feito à mão. Gostou? Que tal fazer em sua casa? Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *