Saiba mais sobre as flores comestíveis

Saiba mais sobre as flores comestíveis

Não é novidade que flores são muito utilizadas como presentes e decoração, mas você sabia que algumas espécies são comestíveis? Isso mesmo! Algumas flores podem ser usadas na culinária, não somente como ornamento, mas também como ingrediente e tempero, tanto em pratos quentes quanto em saladas, sobremesas, chás e geleias. As flores comestíveis possuem propriedades únicas, como nutrientes, vitaminas e óleos essenciais, sendo muito indicadas para quem busca uma alimentação balanceada e saudável.

Em saladas, você pode salpicar algumas flores, deixando prato mais colorido e apetitoso! Diversos vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores, criando uma união de sabores incrível. Além disso, você também colocar pequenas flores e pétalas em formas de gelo, cobrir com água e fazer gelos decorativos únicos!

Como cada flor possui um sabor diferente, sugerimos provar antes de usá-las em suas receitas. As cores também podem ser usadas ao seu favor, tanto na decoração quanto para colorir a comida.

Para preparar a flor, lembre-se de lavá-la com bastante água corrente, para eliminar possíveis resíduos. Algumas espécies também podem conter alguns bichinhos, mais um motivo para higienizá-las! As flores devem ser secadas em toalhas de papel, para que permaneçam adequadas para o uso e não percam seu aroma e sabor.

Algumas espécies não podem ser ingeridas, pois podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, coma apenas flores que você sabe que são seguras! Além disso, não é recomendável comer flores cultivadas para vendas, como de floriculturas e casas especializadas, assim como parques e canteiros públicos, pois podem estar contaminadas com substâncias perigosas, como agrotóxicos e pesticidas.

Pessoas com alergias a pólen e pigmentos devem tomar cuidado, pois a ingestão de algumas flores pode causar ataques alérgicos.

Lista de espécies de flores comestíveis
Dente-de-leão
Capuchinha
Lavanda
Acácia branca
Rosas
Violeta
Amor-perfeito
Hibisco
Begônias

As begônias, aliás, não só aparecem na nova websérie do Jardim das Ideias e da STIHL, Sob Medida, como são degustadas pela jardineira Carol Costa. Se você ainda não conferiu, veja abaixo. E inscreva-se no canal do Jardim das Ideias STIHL no Youtube para não perder nenhuma novidade desse projeto que mostrará jardins de diversos tamanhos.

E aí, gostou das nossas dicas? Caso use flores em suas receitas, não deixe de compartilhar conosco! Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *