Respostas de Raul Cânovas

Confira as respostas de Raul Cânovas às perguntas dos amantes de jardinagem. Se você quiser fazer uma pergunta ao Jardim das Ideias, clique aqui.

Olá, Raul!
Acho que estou abusando da sua boa vontade, pois já mandei várias perguntas. Mesmo assim não tenho com quem me informar. Tenho um coqueiro anão na casa de praia no litoral norte de SP. Quando o comprei, disseram-me que ele em dois anos estaria dando cocos. Não foi o que aconteceu, mas continuei adubando-o. Agora surgiram os primeiros frutos, mas tem formigas ou brocas que não deixam os frutos irem para frente. Já pendurei uma meia com sal grosso, mas estou vendo que nunca vou beber esta água de coco. gostaria que você me orientasse sobre quais os adubos corretos e também o que fazer para que esses bichos não comam meu coqueiro. Ele está plantado num terreno maravilhoso, na frente da mata atlântica, mas infelizmente num local onde foi jogado muito entulho. Agradeço pela atenção
Marcia (SP)

Pergunta enviada por Marcia Rönn, de São Paulo - SP.

Então Márcia,

 

Faça uma serie de furos oblíquos, com uma profundidade de 15 cm, na projeção da copa e a cada 20 cm e aplique:

 

* 200 g de calcário dolomítico
* 2 kg de torta de mamona
* O equivalente a 5 litros de cinzas de lenha (livres de gordura e/ou sal)
* 100 g de superfosfato simples
* 100 g de salitre do Chile
* 200 g de cloreto de potássio

 

A seguir barra o chão para que tudo isto penetre. Regue.

 

As formigas podem ser combatidas com Rotenat fog (extrato de timbó).

 

As brocas com bovenat PM ou Boveril B 102, da Itaforte.

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Olá, Raul!
Gostaria de fazer três perguntas:
- quero plantar russélias mistas, mas mais da branca em toda volta da laje da guarita do prédio. gostaria de saber como proceder e se ela iria bem neste lugar. A profundidade do local é 17cm. Onde encontrar esta planta? Já tentei CEASA, mas só tem da vermelha.
- também gostaria de plantar em floreiras de 100X30X30 cm bela Emilia branca. Dará resultado? Quanto tempo ela demora para cair em sentido do chão e quais os cuidados e formas de plantio? Você poderia indicar onde comprá-las? Tenho dificuldade em achá-las.
- esta é mais difícil. Vi num jardim um capim que tem uma haste e na ponta é peludinho roxeado. Já perguntei e até levei uma haste desta em casas de plantas, mas não consegui descobrir qual o nome e muito menos onde comprar. tenho uma foto deste jardim e se quiser posso te enviar num próximo contato.
Aguardo contato. Obrigada
Marcia

Pergunta enviada por Marcia Rönn, de São Paulo - SP.

Oi Márcia,

 

Vamos pela ordem:

 

1. A profundidade é pouca. Seria interessante fazer um morrote, para melhorar o desempenho das mudas. No CEAGESP encontrará produtores da branca.
2. Usando um bom substrato é rápida, especialmente a partir de agora, quando começam as chuvas e aumenta a temperatura. Procure no CEAGESP, lá vai achar.
3. Aguardo uma foto desse capim (com a flor).

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • Marcia Ronn comentou dia 23 de novembro:

    Super obrigada por todas as dicas. Já encontrei alguns produtores das plantas mencionadas. Este site é demais e espero que sempre seja assim. Abraços Marcia

Raul,
Você realmente é um cara incrível! Adoro seus posts pois além de conhecer muito de paisagismo, tem uma vocação para literatura- adoro seus textos!
Bem... estou vivendo um drama com meu amor-agarradinho. Tenho um pequeno jardim no meio da minha casa que repaginei e ficou uma graça... estilo provençal. Pois é, e pedi um arco de ferro (meu pedreiro quase teve um treco!) que ficou bastante bacana pois no muro onde ele foi inserido não havia nada. Nas laterais plantei o amor-agarradinho em dois grandes vasos - o plantio foi em maio e as mudas eram pequenas.
Mas ele não está vistoso; cresceu um raminho maior apenas (já deu flor ,não sei como!) porque o raminho estava quase pelado. As folhas que iniciam o crescimento parece que queimam no meio do caminho.
- Bate sol no arco das 10h às 14h. Mas é bem iluminado durante todo o dia;
- Adubo com Forth Flores de 15/15 dias;
- Rega constante em pouca quantidade.
Como posso ser uma mãe mais eficiente?!
Desde já obrigada!!!!! Aprende demais com você!!!!
Andréa Feitosa

Pergunta enviada por Andréa Feitosa e Silva, de SÃo Paulo - SP.

Legal Andréa,

Também adoro escrever e manter contato com vocês.

Acho que essa trepadeira precisa de mais água, inclusive diminua o Forth Flores para uma aplicação mensal e adicione ao solo, de cada vaso, 100 g de Bokashi AK (é um fertilizante orgânico).

Tenho certeza que elas vão melhorar e ficar lindas!

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Olá Raul,
Não conhecia sua página e gostei muito.
Adoro plantas, jardins etc. Mas só sou mesmo é curiosa. Trato minhas plantas o mais naturalmente possível.
Consigo fazer muda de várias espécies, mas tenho tido enorme dificuldade com um podocarpus. Já tentei tirar muda de diversas maneiras.
Será que dá para você ajudar?
Devo precisar de sua ajuda com outras questões. Por enquanto essa é que mais me aflige.
Desde já agradeço a atenção,
Graça

Pergunta enviada por Maria da Graça Leite Costa Chonchol, de Niterói - RJ.

Fácil Maria da Graça,

 

Multiplica-se por estacas, feitas dos ponteiros, cortadas no final do inverno.

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Boa noite gostaria de saber sobre duas arvores, na verdade quero saber sobre as raizes delas, é da Jacarandá e cassia. O que quero saber é se a raiz pode quebra muros e calçadas?

Pergunta enviada por romulo, de cabo frio - MO.

Depende, Romulo,

 

Tanto uma como a outra possuem raízes médias, não oferecendo perigos desde que, os muros fiquem a uma distância de, pelo menos, 3 m. Quando plantadas em calçadas, o canteiro deve ter, no mínimo, 1 x 1 m e o solo tem que oferecer condições para que o sistema radicular possa penetrá-lo. Em situações onde a terra é pedregosa ou muito pobre, as raízes afloram à procura de nutrientes.

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Ola Raul,
Achei bem legal este site e por isso resolvi escrever para tirar algumas dúvidas.
Moro em uma casa com aproximada 100m2 de área verde onde estão plantados um limoeiro, um pé de atemoia, dois mamoeiros, uma erica e outras duas árvores que não sei o nome. Tenho também várias roseiras e outras plantas que dão
flores. Em toda essa área tenho grama são carlos.
O problema é que tenho também uma infestação de mato no gramado, tenho trevo, tiririca e pelo menos outras 3 especies diferentes que não consegui identificar.
Fui orientado, nas lojas de jardinagem, a aplicar herbicitas. Já me recomendaram o Kapina, o Thordon e até mesmo o Randapi.
Como não gostaria de usar herbicida, pois tenho crianças e uma cachorra, outra sugestão foi retirar todo o gramado juntamente com uma camada de aproximadamente 20 cm e solo e replantar novamente a grama. Porém esta é uma solução cara e quem se prontificou a faze-la não garantiu que o gramada ficará livre de matos.
Tenho arrancado o mato com enxada, mas não tem resolvido.
Por isso pergunto, esses herbicidas são seguros para utilização doméstica? Eles deixam residuos no solo ou podem contaminar o lençol freático? Quem recomenda diz que é seguro, mas tenho dúvidas, pois são as mesmas pessoas que vendem estes produtos.
Você conhece algum herbicida orgânico? Ou outra solução para exterminar o mato?
Desde de já agradeço pela orientação.

Pergunta enviada por Renato Barreto de Godoi, de Curitiba - PR.

Olá Renato,

É possível que a sombra projetada pelas árvores seja, pelo menos em parte, responsável pela proliferação de outras ervas no seu gramado. Recomendo-lhe pulverizar com 20% de vinagre comum diluído em água, diretamente nas áreas atingidas. Isto deve ser repetido, semanalmente, durante um mês, mesmo quando, aparentemente, o mato tenha desaparecido, já que as raízes continuarão ativas. O resultado pode não ter eficácia com algumas ervas, mas, em geral funciona.

Uma adubação do gramado irá fortalecê-lo, fazendo com que predomine e impeça o desenvolvimento de trevos e outras ervas.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

olá raul

eu tenho uma samambaia que comprei em um mercado, há mais de um ano. Ela estava ebm verde e feliz...no inverno, secou um pouco, mas continuo bonita. Agora, na primavera, percebi que ela não estava ficando viçosa novamente e, ao examinar de perto e com cuidado, vi que atrás das folhas estão uns pontinhso brancos, que parecem bichinhos, em TODAS ass folhas...parece uma chuvinha branca. Fiquei preocupado e espirrei um pouco de FORTH Defende...o que faço para que ela fique bem e bonita novamente? É uma samambaia bem simples, das mais comuns, com folhas pequenas. e pendentes.
abs e obrigado

Pergunta enviada por erisson, de são paulo - SP.

Então Erisson,

O Forth Defende é um inseticida natural, a base de timbó, que vai combater essa praga que, ao que parece, é pulgão. Faça 3 aplicações, enfatizando o lado inferior das folhas, com uma semana entre elas, diluindo 2 ml em 1 litro de água.

O fertilizante para samambaias, em bastonetes, da Nutriplan é indicado nesses casos.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

raul, gosto sempre de ter uma pequena plantação de temperos, porém as salsas nunca chegam num tamanho bom, morrem pequenas. quando as planto, apos brotarem, transplanto para um lugar mais espaçoso e logo depois elas morrem. que tipo de adubo devo usar em temperos já que não desejo que tenham nada de quimico.

Pergunta enviada por maria emilia chaves vilela, de rio de janeiro - RJ.

Oi Maria Emilia,

A salsinha prefere climas amenos, muito sol e solos drenados com pH entre 5,5 e 6,8. As mudas devem ser plantadas com um espaço de 25 cm entre elas. A adubação pode ser a seguinte por m²:

 

• 200 g de calcário dolomítico

• 700 g de esterco de curral bem curtido

• O equivalente a 3 litros de cinzas de lenha, livres de sal e gordura

Cuidado com pragas como: lagartas, cochonilhas e pulgões e com alguns fungos como o mofo-cinzento.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Olá,
Costumo comprar terra adubada em grande quantidade.
Um saco específico ficou guardado umas semanas.
Percebi que meus gatos adoraram a terra... Pra fazer xixi, claro.
Tenho que me desfazer de todo o saco(uns 50kg) ou o xixi com o tempo "perde" o efeito nessa terra?
O que faço?
Obrigada

Pergunta enviada por Tarciana Saad Giesen, de Rio de Janeiro - RJ.

Tem sim Tarciana,

Por via das dúvidas é aconselhável descartar essa terra. A urina pode transmitir doenças parasitárias e/ou infecciosas.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

raul a pergunta e tenho uma arvore ype amarelo no meu quintal ela cresceu muito e rala poucas folhas e quando da flor bem pouquinha ao contrario de arvores visinhas que enche de flores o que faco para ela encher de flores e o que faco para matar as parasitas obrigada desde ja

Pergunta enviada por cleia rejane dias , de joinville - SC.

Olá Cleia,

 

São 253 espécies de ipês, a grande maioria com flores amarelas. Às vezes ipês nativos de regiões serranas não desenvolvem bem em locais próximos ao mar. A inversa é, também, válida.

 

Talvez esse ipê, que você cultiva, não tenha se adaptado bem aí, em Joinville. Mas, uma adubação orgânica sempre funciona como incentivo ao crescimento. Adube assim:

 

* 2 quilos de esterco de boi ou de cavalo
* 1 quilo de torta de mamona
* 500 g de farinha de ossos

 

 

A calda bordalesa é indicada no controle de liquens e outras parasitas.

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...