Respostas de Raul Cânovas

Confira as respostas de Raul Cânovas às perguntas dos amantes de jardinagem. Se você quiser fazer uma pergunta ao Jardim das Ideias, clique aqui.

olá raul,

obrigado por mais uma resposta. Já aproveito e engato outra pergunta. Tenho uma pequena muda de primavera, que adquiri em junho. Coloquei em um vaso maior há algum tempo, com um pouco de esterco de galinha misturado na terra e ela começou há brotar vigorosamente há umas duas semanas. Ela está bonita, com folhas verdes e brotos novos. Minha pergunta é: eu queria que ela ficasse pequena, em formato de uma "bolinha" como um arbusto. Para isso, vc indica que eu comece a podar desde já, deixando sempre no formato de bolinha, ou espero ela ganhar mais "corpo" para fazer isso? É saudável podar ela nessa época? Ela está com três galhos grandes, sindo de um tronco maior, central, tenho medo de podar e machucar a coitadinha. Ah, recentemente, apliquei FORTH DEFENDE nela, pois ela tb apresentou alguns poucos pontinhos esbranquiçados nas folhas, como minha OUTRA primavera.

Abs e obrigado pela atençãod e sempre!

Pergunta enviada por erisson, de são paulo - SP.

Para que fazer isso, Erisson?

 

A primavera, há milhões de anos, fez uma escolha, que foi a de desenvolver a vocação de escalar, com seus ramos, longas distancias. Podá-la, de modo a não mostrar esse talento, é uma forma de privá-la daquilo que é a sua essência.

 

Acho que as possibilidades de cultivar um arbusto que permaneça pequeno são boas, se for escolhida uma espécie com essas características, como por exemplo:

 

* Ixoras
* Ardisias
* Gardênias
* Azáleas, etc.

 

Abraço,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • erisson rosati comentou dia 11 de novembro:

    vc tem razão, vou deixar ela crescendo livre, mas eu posso amarrar os galhos para eles "seguirem" em uma direção? abs

Boa tarde Raul,tenho muitas plantas em casa,varios vasos da todos os tipos com as mais variadas plantas,estou tendo um problema com algumas em especial as onze horas, tem uns ovinhos brancos nelas que estão fazendo elas apodrecerem e elas morrem,e esta passando para outras espécies como o brinco de princesa,como acabo com eles,tenho lavado as folhas e vasos que tem eles, já usei fumo em pó diluido em agua,coloquei no spray e boto nas plantas mas elas sempre voltam.Também tem nas roseiras parece uma nuvem branca nas partes novas em especial nas roseiras trepadeiras,vão se torcendo os brotos novos e botões que nascem defeituosos,me desculpa o baita texto,mas é que estou apavorada.Desde já obrigado.Marcia, Alvorada rs

Pergunta enviada por marcia florence, de alvorada - RS.

Imagina Márcia, não precisa se desculpar,

Pelo contrario, agradeço seu relato detalhado, só assim consigo diagnosticar o problema e tentar uma solução para remediá-lo.

Os ovinhos brancos são de uma praga conhecida como mosca-branca. Estes insetos se hospedam na parte anterior das folhas, sugando a seiva delas. As plantas, debilitadas, acabam morrendo.

Varias são as soluções:

• Inseticidas a base de piretro, por exemplo Natuneem

• Armadilhas de cor amarelo, com uma cola especial que atraem o inseto e o matam.

• Óleo de nim, Rot Neem (reprime a vontade de se alimentar e o inseto morre de inanição, além de diminuir a fertilidade dos machos e femeas)

Já as roseiras foram atacadas por um fungo, o oídio, que afeta tanto as folhas como os botões. Uma receita barata e que não afeta o meio ambiente é a seguinte: pulverizar 5 vezes, com um intervalo de 5 dias, com uma calda feita com 5% de leite de vaca cru e 95% de água. É só agitar bem e borrifar as roseiras no final da tarde.

 

Pronto!

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Raul,

Qual Pandano que eu poderia estar criando em vaso? Quero pegar um que já tenha raiz exposta...será que um de 1,80m já teria? Quero saber também se aguenta sem muita água...

Grata,
Luciana

Pergunta enviada por Luciana Castro, de São Paulo - SP.

Cara Luciana,

 

É necessário esclarecer que os Pandanus são plantas habituadas a viver em locais com águas estagnadas: charcos, brejos, terras lamacentas e, claro, pântanos. Exatamente daí vem seu nome.

 

As raízes respiratórias são denominadas pneumatóforas e se desenvolvem de modo vertical, emergindo da água para absorver, através de seus poros, o oxigênio que é insuficiente nesses mangues de solo lodoso.

 

Há uma enorme variedade de Pandanus, posivelmente mais de 500. Os mais conhecidos no paisagismo, são:

* Pandanus sanderi
* Pandanus tectorius
* Pandanus utilis
* Pandanus veitchii
* Pandanus baptistii

Todos eles precisam de água em quantidade, tanto no solo como ambientalmente.

Por isso lhe recomendo cultivar outra planta, já que os Pandanus podem até agüentar, mas, convenhamos, seria uma injustiça provocar o sofrimento delas. O vigor para agüentar desventuras é inerente aos humanos que, naturalmente, possuem maturidade e paciência, para aceitar os desafios do sofrimento.

Abraços

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

OLA RAUL GOSTARIA QUE ME DESSE UMA SUGESTAO DE QUE ARVORE EU DEVO PLANTAR NESSE LOCAL QUE ESTOU MANDANDO FOTO , TEM UMA COROA COMO PODE VER , È AI QUE PENSEI EM COLOCAR UMA ARVORE DE PEQ. PORTE , SEMPRE PARA CARRO NESSE LOCAL .
AH SOU DA COMUNIDADE CASA E JARDIM TB.
ADOREI VIR AQUI , TANTO QUE ME CADASTREI . ACHEI MUITO BACANA ESSE SITE , ELE È BEM COMPLETO .
AGUARDO SUA SUGESTAO .
OBRIGADA !

Pergunta enviada por SUELI LOPES, de BRAGANÇA PAULISTA - SP.

Aqui minha sugestão Sueli,

Qualquer uma delas vai proporcionar uma sombra suave e desenvolvem bem em Bragança Paulista (adoro o sol de sua cidade).

 

Abraços

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • SUELI LOPES comentou dia 19 de novembro:

    OLA RAUL OBRIGADA PELAS DICAS , VOU DECIDIR QUAL ARVORE VOU PLANTAR , AI VENHO AQUI E MOSTRO FOTO OK. ABRAÇOS

Olá Raul. Na verdade tenho 2 perguntas: li que o buxinho tem as folhas tóxicas e não é recomendado perto de crianças e animais. É verdade? A segunta é: tenho um jardim externo de 3,7x2,5m2, solo argiloso (bem úmido), no inverno fica sem sol completamente e a partir de agora até o verão, sol após as 11h até 16h. Já plantei de tudo, sem sucesso. Agora penso em plantar areca bambu no centro, brilhantina em volta e finalizar com seixos e granilha. Moro na região de Curitiba-PR. Será que vai dar certo? Agradeço desde já pela atenção.

Pergunta enviada por Carla, de campo largo - PR.

Olá Carla,

 

Nunca ouvi isto sobre o buxinho.

 

Que tal enviar-nos uma foto do local? Para aconselhar algumas espécies preciso saber o que há no contorno (paredes, janelas, caminhos?)

 

Aguardamos.

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Bom dia!
Estou construindo uma casa cujo vizinho lateral tem um sobrado com uma janela em cima do meu terreno. Construi um muro de 3m, mas mesmo assim não consegui que minha privacidade ficasse preservada. Como solução estou pensando em plantar algumas árvores ao longo do muro. Fiz uma pesquisa na Internet e também em alguns viveiros e a planta que achei ideal foi a Ravanela, que além de bonita, cresce bastante e também não ocupa muito espaço. Estou certa na minha decisão? Tem outra sugestão? A raiz da Ravanela é pivotante? Quais os inconvenientes que vc vê em plantar próxima a casa? Nas minhas pesquisas vi que ela é polinizada por morcegos e lêmures, com isso coro o risco de atrair morcegos para próximo da casa? Agradeço se puder me ajudar. Maria Helena

Pergunta enviada por MARIA HELENA EICHLER VERCILLO, de Brasília - DF.

Então Maria Helena,

 

O problema que enfrenta é bastante comum e, nos meus projetos, frequentemente preciso encontrar maneiras que criem privacidade aos meus clientes.

 

A escolha deve prever plantas que, além de alturas definitivas entre 5 e 7 metros, possuam formato colunar ou cônico e folhagem começando desde o chão ou, no mínimo, a partir de 2 m.

 

Além da Ravenala, que é uma ótima escolha, com raízes tranquilas (não fique preocupada com os morcegos, estes são frutívoros e não há lêmures em Brasília), aconselho:

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • Maria Helena Eichler vercillo comentou dia 10 de novembro:

    Prezado Raul, Quero muito agradecer-lhe a presteza em me responder e me ajudar no problema. Quero também me desculpar por ter escrito o nome da planta de forma incorreta. Só percebi agora quando li meu e-mail. Ravenala e não Ravanela (acho que soou mais leve). Abs e parabéns pelo seu site.

  • Dulcinéia Mariano comentou dia 11 de novembro:

    Olá! meu nome é Dulcinéia e tenho o mesmo problema com privacidade, estas árvores são todas nativas?, e quais nativas teriam o mesmo porte, é para um jardim de praia.Muito agradecida.Dulcinéia

tive algumas aulas de jardinagem e paisagismo. e fiquei na duvida quanto as mudas da arundina, ela falou que depois que as flores caeenuma pontinha dela antes de secar a aste sai uma muda. pode me dizer como fazer.

Pergunta enviada por rocelia, de curitiba - PR.

Vou tentar esclarecer sua dúvida Rocelia,

 

Pode fazer novas mudas com as brotações que surgem próximas ao pé. Igualmente, depois da florada, mudas novas surgem na ponta dos ramos que, depois de um tempinho, soltam raízes. Estas, quando estão com mais ou menos 4 ou 5 cm, indicam que as plantinhas devem ser destacadas e plantadas.

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

olá raul, estou de volta...rs

esse final de semana comprei um lindo vaso de prímula pendente (tava na promoção e cheio de flores lindas). Pois bem, quero tirar algumas dúvidas:
01 - a prímula não gosta de sol né? devo regar diariamente?
02 - há a possibilidade de fazer mudas dela?
0 - o mais importante: ela é perene ou não? li que é perene, mas algumas pessoas dizem que é anual...e agora?

forte abraço e sucesso!

Pergunta enviada por erisson, de são paulo - SP.

Erisson,

 

1. É de meia-sombra;
2. Não existe essa possibilidade;
3. O ciclo é curto, vive mais ou menos 8 meses.

 

Abraços para você também.

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

eu tenho em minha calçada 18 arvores euphorbia leucocephala-neve da montanha, plantadas dentro de um vaso plastico,tiramos apenas o fundo do vaso ,e plantamos na calçada,algumas morreram,estou fazendo mais mudas para substituir as que morreram,gostaria de saber qual adubo npk usar e quando ?para deixa-las mais saudaveis ,pois o adubo comum já venho utilizando,aguardo obrigada.

Pergunta enviada por Beth, de casa branca - SP.

Oi Beth,

Essa planta é muito rústica, só precisa de muito sol e solos drenados, porque é uma espécie que habita regiões secas.

O que pode provocar uma florada abundante são: a farinha de ossos e o esterco de galinha, anualmente e 30 g de NPK 4-14-8, uma vez por mês, na estação quente, em cada muda.

Abraços

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • Beth comentou dia 10 de novembro:

    Gostaria de agradecer pela resposta,muito obrigada e parabens pelo trabalho realizado.

Olá Raul, boa noite!

Na minha rua ha uma Murta já plantada há muito tempo... É um arbusto bem antigo plantada em um vaso de+ ou-50cm altura e diamentro numa área onde toma sol o tempo todo.. só que, nunca deu flor. A dona da árvore disse que irá cortá-la pois está frustrada por ela nunca ter florido. O que ela pode fazer? Pq a planta nunca floriu? Abraços e desde já, obrigada pela atenção! Grazielle

Pergunta enviada por Grazielle, de Cel. Fabriciano - MG.

Estou com uma duvida Grazielle,

Qual das murtas é essa? Sim, porque existem pelo menos três espécies conhecidas popularmente como murtas, são: Myrtus communis, Myrica cerifera e Murraya exótica.

A primeira é uma arvoreta conhecida também como: mirta, murta-cheirosa ou murta-verdadeira. A copa é arredondada, sua folhagem é densa e as flores aromáticas. Alcança até 4m de altura e é nativa do Mediterrâneo.

A Myrica cerifera, é a que em Estados Unidos chamam de bayberry. As folhas são mais delicadas e as flores de cor creme, menores do que na anterior. Lá é responsabilizada pelos incêndios espontâneos na mata.

A que menciono por último, comumente é conhecida como falsa-murta ou jasmim-laranja. De tamanho maior do que as outras, têm folhas brilhantes e flores brancas, muito perfumadas, que se transformam em frutinhos vermelho-alaranjados.

Acredito que estamos falando dela. A causa de não florir se deve ao espaço restrito do vaso e, possivelmente, às podas que inibem seu florescimento. O ideal é usar uma adubação adequada para promover essa florada, por exemplo, o Foligreen 10-46-16 + micro que é aplicado foliarmente através de pulverização. Vai recuperá-la do estresse, estimular as raízes e, claro, impulsionar a florada.

A troca para um vaso maior favoreceria bastante.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • Marta Hauber comentou dia 25 de novembro:

    Olá Raul! Tenho uma amiga que procura a murta verdadeira, a primeira citada, que alcança 4m de altura.Como conseguir uma muda desta planta? você poderia nos indicar? Agradeço pela informação Marta