Respostas de Raul Cânovas

Confira as respostas de Raul Cânovas às perguntas dos amantes de jardinagem. Se você quiser fazer uma pergunta ao Jardim das Ideias, clique aqui.

Olá Querido Raul. Possuo uma Orquídea Cymbidium que sofreu com ataque de cochonilhas com e sem carapaça. Retirei com todo cuidado, de cada folha com uma escovinha, todas elas, mas elas estão com as marcas amarelas das cochonilhas e continuam amarelando. Percebo que ainda há cochonilhas no bulbo, mas não quis retirá-las por medo de machucar a planta. Seria recomendado aplicar Malation, ou existe algum outro inseticida mais específico só para Orquídeas? Desde já agradeço. Abraços Luciana Novelli

Pergunta enviada por Luciana Novelli, de Mairiporã - SP.

Minha querida Luciana,

O Cymbidium pode ter sofrido ataque do percevejo das orquídeas. Ele deixa essas manchas e causa anemia, podendo transmitir vírus. Eles andam à noite, formando bandos e de dia se escondem atrás das folhas. Um bom inseticida resolve e o óleo de neem é muito eficaz.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Ola Raul tenho uma trepadeira lagrima de cristo e ela esta morrendo de uma hora para outra, ela esta plantada em um vaso medio e esta com uns 3 metros, percebi que as raises estavam saindo por debaixo do vaso ai meu cachorro as comeu, agora eu fiz uma poda bem de leve so para retirar os galhos secos e mesmo assim ela esta com as folhagem todas muchas, meu jadineiro aqui do condominio falo para eu podar bem na base mas estou com do porque demorou muito para crescer que devo fazer ???

Pergunta enviada por juarez prado, de sumare - SP.

Amigo Juarez,

É, alguma coisa errada deve ter acontecido para que, de uma hora para outra, ela fique desse jeito.

Não me parece que a poda radical traga benefícios para ela. Em todo caso, espere passar os frios do inverno (a lágrima-de-cristo é muito sensível) e não deixe de regá-la. Não coloque nenhum tipo de adubo agora. Em setembro ou outubro mande para nós mais informações da muda.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Bom dia,
Raul, gostaria de dar os parabéns pela belíssima palestra que nos ofereceu no 5° simpósio de paisagismo da UFLA, foi maravilhosa com muita emoção e sensibilidade.
E to precisando de uma ajuda sua, é que estou fazendo um projeto de Praça em Ribeirão Vermelho Minas Gerais, o orçamento é bem curto para as vegetações é uma área bem ensolarada até as 16hs, depois uma grande sombra toma conta do lugar, devido um barrando muito alto bem próximo, gostaria de sugestões de arbustos e plantas rasteiras baratas de fácil manutenção e que suporte as variações de insolação do lugar.
Atenciosamente
Cassiano Alcantra

Pergunta enviada por cassiano alcantra, de Ribeirão Vermelho - MG.

Oi Cassiano, tudo bem?

Poxa, obrigado pelos elogios!

Bem, aí você está pertinho de Lavras, região montanhosa, com clima Tropical. Para essa praça você deve utilizar uma vegetação rústica, de baixa manutenção. Aqui algumas sugestões:

ARBUSTOS
[NOME BOTANICO] / NOME POPULAR

[Thunbergia erecta] / tunbérgia-azul-arbustiva
[Allamanda polyantha] / alamanda-ereta
[Kopsia fruticosa] / cópsia
[Nerium oleander] / espirradeira
[Philodendron bipinnatifidium] / guaimbê
[Quisqualis indica] / jasmim-da-india
[Calliandra tweedii] / esponjinha-vermelha

FORRAÇÕES
[Bulbine frutescens] / bulbine
[Callisia warszewicziana] / espironema
[Cleome hassleriana] / cleome
[Crinum procerum] / crino-branco
[Ctenanthe oppenheimiana “Tricolor”] / maranta-tricolor
[Maranta arundinacea “Variegata”] / araruta-variegada
[Ophiopogon jaburan “Áureo-variegata”] / barba-de-serpente

Todas elas irão suportar perfeitamente as variantes de insolação.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Boa noite, Raul. Tenho uma dúvida sobre Strelitzia. Em casa, de uma das flores desta linda flor sairam sementes. Gostaria de saber como plantá-las, já que ouvi dizer que são muito duras e que se deve quebrar a dormência destas sementes. Não sei como fazê-lo. Foram colhidas há mais ou menos 150 dias. desde então, deixei-as secando em local que recebe luz solar apenas pela manhã. Desde já, agradeço a atenção.
P.S.: Ouvi tbem dizer que deixá-la de molho no suco da tiririca pode ajudar. comente isto, por favor!

Pergunta enviada por RAQUEL PESSOA , de Caeté - MG.

As sementes podem ser escarificadas durante 5 minutos em ácido sulfúrico, a seguir devem ser colocadas entre duas folhas de papel toalha, com uma temperatura constante de, aproximadamente, 22° por 20 dias, quando estarão germinadas.

As plântulas podem ser plantadas, inicialmente, em um canteiro de solo arenoso. A porcentagem de germinação é baixa e as mudas demoram mais de quatro anos para dar flor. Por esse motivo a divisão de touceiras é o método mais usado para sua reprodução.

A tiririca pode fornecer um extrato feito com o óleo essencial, obtido dos rizomas, que inibe o desenvolvimento de vários fungos.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Boa tarde. Há 4 meses atras eu fiz uma floreira na sacada de minha casa. Coloquei suculentas: rosinhas de sol e Callisia warszewcziana (aquela da flor roxa). Porém agora estão começando a ficar amarela as folhas e da Callisia o pendão com flores secou... o que devo fazer? Obrigada.

Pergunta enviada por patricia plank vicensi, de cascavel - PR.

Oi Patrícia,

Imagino que tenha sido adubação em excesso. Tanto uma como a outra assimilam nutrientes de modo bastante lento.

Não faça nada, apenas espere, torcendo para que elas se recomponham.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Raul..

Ganhei duas sltrezlitiza com raiz da minha vizinha, flor vermelha e branca.

Minha dúvida é..posso planta -la num vaso grande?

a outra irá pro meu jardim, do lado do meu orquidário..

Mas queria plantar uma das mudas em um vaso grandão, seráque pega?

Aguardo resposta

andré

Pergunta enviada por André Mestizzo, de taboao da serra - SP.

Mas é claro André,

Pode sim. Ela desenvolve bem em vasos.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Querido Raul! como estas tudo bem? Algum tempo atrás te escrevi, e você gentilmente me indicou algumas árvores nativas para plantio em meu sítio. só q fui onde sempre compro mudas, e só consegui a Cupania Vernalis, vulgo Camboatã.As outras mudas não consegui, a pessoa da floricultura entrou em contato com outras, e me disse q é muito difícel encontrar essas : Trema Micrantha( Grandiuva) Nectandra rígida (canela Ferrugem) Cytharexyllun myrianthum (Tucaneira) . Será q você sabe onde posso compra-las ? Muito obrigada! Um grande abraço Lizete

Pergunta enviada por lizete, de Canoas - RS.

Oi Lizete,

Obrigado pelo retorno, estou curtindo o friozinho da última semana de outono.

Seguramente meu amigo Marcos Bernardi poderá fornecê-las: www.bioverde.com.br . Ele envia a todo o país.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • Lizete Taborda comentou dia 25 de junho:

    Querido! entrei em contato com teu amigo, através do site q me indicastes, mas, infelizmente eles não tem como me mandar, visto q o correio não faz entrega de mudas. Não tenho como ir em Limeira busca-las! Será q não as consigo aqui por perto? Obrigada! Um abração. Lizete

Boa tarde, ha mais ou menos 35/40 dias, plantei 07 mudas de podocarpo, o rapaz que plantou disse que deu um combate gratuito, adubou, plantou e disse para aguar 3 vezes por dia inclusive as folhas fiz isso, qudo deu 20 dias ele podou, por cima para que ele folhasse para os lados, disse ter experiencia com esta planta, mas, a planta ja tinha começado a secar alguns galhos e com + -25/30 dias 03 deles parece que ja morreram, as folhas estao secas e brancas, tirei a areia que ele tinha colocado no mesmo dia que plantou, coloquei terra vegetal, um pouco de humus mas hoje com mais ou menos 40/50 dias verifico que parece que os tres estao irrecuperraveis, os outro 4 + - um deles secou algumas folhas, mas ainda estao la..... desculpe o tamanho do texto mas e que queria tanto que estivessem verdes, bonitas, como quando ele plantou.... Obrigada

Pergunta enviada por eleusa aparecida do nascimento, de ituiutaba - MG.

Olha só Eleusa,

É difícil imaginar o que aconteceu. Pode ser que sofreram com o transplante, tendo parte das raízes mutiladas. Outro fator, aliás, muito frequente é a adubação exagerada. Quando isto acontece, a planta não consegue absorver os nutrientes. Verifique se ainda há ramos verdes e faça uma poda drástica naqueles que secaram.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Quero e vou plantar grama na parede, ou seja, no muro da minha casa. Daí, vou fazer um desenho, tipo o que fez um cara da Indonésia, vide www.postais.net, usando plantas rasteiras, digamos, coloridas, etc.Como é possível? Você conhece aqui no Brasil alguém que faça esse trabalho, algum livro(em português), algum curso, etc? Por favor, sim? Minhas samambaias estão sendo comidas por lagartas, as pontas, que uso? Grata, Ava

Pergunta enviada por Avani Pereira, de Olinda - PE.

Fique curioso Ava,

Como conseguirá plantar grama em uma parede? Isto é impossível. Pode sim, fazer um jardim vertical, usando espécies adequadas à luminosidade natural do espaço; para plantar um jardim nessa situação precisa estar atenta, também, com a irrigação e com o método para fixar as mudas (há vários)

De fato é melhor consultar um especialista e o mais indicado e alguém com experiência em jardins verticais.

Para combater lagartas use Combat, inseticida natural, composto por citronela, neem e pimenta.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...

Olá Raul
Em minha casa tenho um maravilhoso pé de manga espada. É uma arvore bela e da muitos frutos. Mas no bairro onde moro surgiu a mesma doença. As arvores aparecem com galhos secos semelhantes a galhos queimados e em seguida morrem . Tenho medo que ocorra o mesmo com a minha arvore pois uma das arvores doentes ficam a menos de vinte metros da minha . O que devo fazer para que esse mal não se repita com minha arvore ? Como posso me prevenir ?????
Estou enviando algumas fotos tanto da arvore doente quanto a minha que ainda encontra-se saudável.

Pergunta enviada por Leandra S., de Rio de Janeiro - RJ.

Olá Leandra,

Existem alguns métodos de controle à serem observados:

  • * Pode, eliminando sempre, os ramos e ponteiros que possam favorecer a disseminação desta doença, conhecida como podridão seca.
  • * Depois do corte, pincele com calda bordalesa a região afetada.
  • * Lave a tesoura, depois da poda, com água sanitária.
  • * Sob a copa da mangueira mantenha o chão limpo; não deixe folhas nem galhos da árvore.
  • * Não descuide a adubação. Cálcio, magnésio e zinco, são fundamentais.
  • * Agora, na estiagem, no descuide da irrigação. Molhe apenas o solo, próximo do tronco.
  • * Fique atenta com a presencia de brocas e de outros insetos que causem feridas ao tronco ou ramos; estas podem ser entradas para os fungos.
  • * Pulverize a árvore com Biotrich, da Biovale, alternando com Fitofós K “Plus”.

Estas medidas vão garantir a saúde da mangueira.

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...