Que tipos de terra usar no jardim?

Nome: Dênis Aranha

Pergunta: 
Tenho uma dúvida, espero que possam me ajudar, pois não sei onde achar uma resposta.
Compramos uma casa antiga e estamos realizando reformas nela; como lá tem um quintal grande, decidimos fazer um pequeno jardim (aprox. 2m x 1,60m) num dos cantos desse quintal. O problema é que a área estava cimentada. Ao quebrar e retirar a capa de cimento, chegamos finalmente até a terra, infelizmente não era “terra natural” era mistura de um pouquinho de terra vermelha com muito, mas muito entulho no meio dela. Retiramos todo o entulho até chegar na argila, que estava normal. Por fim, a área ficou com um buraco de mais ou menos 90cm de profundidade. Agora nós não temos a menor ideia de como encher esse buraco com terra boa para plantas e qual o tipo correto. Moramos em SP capital e por aqui é quase impossível por aqui achar terra boa a granel, seja vermelha, seja preta. O máximo que encontramos são os famosos saquinhos para vasos.
Resumindo: o que devemos fazer? Qual a combinação de terra ideal para nosso projeto de jardim? Onde encontrar em grande quantidade? Quais os tipos corretos de terra devemos usar?

Resposta:
Olá! Primeiramente, é aconselhável que verifique a possibilidade de conseguir terra juntamente com empresas de terraplanagem ou com profissionais da construção civil, bem como de jardinagem/paisagismo. Não é necessário que seja colocado em todo o buraco, mesmo porque é importante realizar um escoamento para o excesso de água, sendo interessante colocar uma camada de pedra e/ou britas no fundo, variando isso conforme as espécies e composições florísticas, arbóreas, entre outros elementos que deseja utilizar nesse espaço. É importante salientar que na maioria dos casos a terra rica em matéria orgânica, deve ser utilizada principalmente nas covas das árvores, arbustos e folhagens para que se mantém nutridas e se desenvolvam de maneira satisfatória.
Espero ter ajudado – Fágner Henrique Heldt – Biólogo             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *