Plantas seguras para crianças

Plantas seguras para crianças

Que criança não gosta de brincar ao ar livre e se aventurar entre as plantinhas do quintal? A dica para garantir a segurança em meio a esse mundo de imaginação é optar por espécies que não sejam tóxicas – nem para os pequenos, nem para os bichinhos de estimação. No primeiro episódio da websérie Sob Medida, essa é a missão da jardineira Carol Costa.

Conheça algumas espécies que são SEGURAS em espaços onde as crianças brincam

– Girassol (Helianthus annuus): além de oferecer néctar para as borboletas e atrair muitos passarinhos, essa espécie também funciona como abrigo para as larvas. Seu cultivo é em sol pleno e ela é inofensiva para a criançada.

– Capuchinha (Tropaeolum majus): com visual exótico, essa plantinha apresenta belos tons de laranja, vermelho, amarelo, creme e rosa. As flores e folhas não só são seguras como também são comestíveis, sendo que a capuchinha é utilizada como remédio natural.

– Amor-perfeito (Viola tricolor): uma das flores mais populares do mundo, conta com pétalas de muitas cores, sendo comum no paisagismo. Tem crescimento rápido e pode ser cultivada tanto em vasos e jardineiras quanto em canteiros. O solo escolhido deve ter boa drenagem e ser bem fertilizado.

– Begônia (Begonia elatior): também conhecida como azedinha do brejo, a begônia aprecia clima quente e não deve ficar em áreas onde há muito vento. No mais, a manutenção da planta é simples, basta regá-la quando a terra estiver seca.

Plantas que devem ser EVITADAS: mamona (Ricinus communis), azaleias (Rhododendron simsii), copos-de-leite (Zantedeschia aethiopica), alamandas (Allamanda cathartica), bico-de-papagaio (Poinsettia ou Euphorbia pulcherrima), comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena). Algumas dessas espécies podem causar alergias, várias são venenosas quando ingeridas e outras oferecem perigo por causa dos seus espinhos.

Você tem dúvidas sobre alguma espécie em específico? Envie sua questão para o especialista do Jardim das Ideias. Clique aqui.

Inscreva-se no canal do Jardim das Ideias no Youtube para não perder nenhum episódio da websérie Sob Medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *