Plantas murchas: como evitar esse problema?

Plantas murchas: como evitar esse problema?

Ter plantas em casa é praticamente essencial para quem deseja um ambiente harmonioso e agradável. Além da beleza que proporcionam, elas são capazes de até reduzir os poluentes no ar – muitos causados pelos próprios produtos de limpeza domésticos. Quase todos sabem dos benefícios do cultivo doméstico, mas é preciso entender sobre a saúde das mesmas para identificar possíveis problemas que fazem com que elas murchem.

A observação diária é indispensável para quem quer um jardim bonito e saudável. Folhas e caules murchos podem ter algumas causas e é bom ficar de olho nestes fatores.

– É importante verificar se a terra não está muito seca. Se este for o caso, afofe bem a superfície com um garfo de jardineiro. Caso a planta estiver em um vaso, a dica é mergulhar em uma bacia d’água e usar um borrifador para umedecer as folhas. Depois de um tempo, retire o vaso do balde e deixe escorre o excesso de água.

– Água demais também faz mal! Se a terra estiver encharcada, deixe de regar por um tempo. Mas atenção: em caso de apodrecimento nas raízes, é preciso fazer um replantio. Outra dica é escolher sempre vasos com furos de drenagem no fundo. Eles facilitam a eliminação do excesso de umidade.

– Exposição à luz solar é importante, mas, quando ela é demais, também podem ser prejudicial. Tudo depende da espécie que está sendo cultivada. Algumas delas precisam de muita exposição ao sol, outras nem tanto. Preste bastante atenção na qualidade que você está cuidado e, se for preciso, troque ela de lugar, na sua casa.

– Mesmo fora da exposição solar, alguns ambientes simplesmente são quentes demais para abrigar as plantas em condições ideais. A maior parte das folhagens de interior, por exemplo, costumam se adaptar melhor com temperaturas entre 15 e 25 graus C.

Estas são algumas dicas que, certamente, vão te ajudar no cultivo de plantas saudáveis e bonitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *