Plantas amareladas? Saiba o que pode ser

Plantas amareladas? Saiba o que pode ser

Sua planta está amarelada e você não sabe o que fazer? Esse tipo de sintoma é bem recorrente e pode ser um indício sobre a saúde da sua verdinha. O Jardim das Ideias STIHL fez uma lista com alguns fatores que podem deixar elas assim e como solucionar esse problema. Confira a seguir!

1. Falta de água

Com a falta de água na sua plantinha, as folhas começam a ficar tortas e secas, iniciando normalmente pelo topo. Para resolver esse problema é necessário aumentar a quantidade de rega.

2. Excesso de água

Água demais também prejudica a planta, pois apodrece sua raiz e deixa as folhas com aspecto amarelado. A solução para isso é diminuir a frequência de rega e, caso houver necessidade, retirar o pratinho de água se for cultivada em um vaso.

3. Deficiência de nutrientes

As plantas precisam de alguns minerais essenciais para que se desenvolvam corretamente. Entre eles, potássio, nitrogênio, cálcio, zinco, ferro e magnésio. Você pode adicionar compostos orgânicos e adubo, ricos em nutrientes, misturados com a terra para ajudar a planta a se desenvolver bem.

4. Incidência de sol

Cada espécie de planta necessita de um ambiente ideal para se manter saudável e não ficar amarelada. Algumas preferem lugares à meia-sombra, já outras, sol direto. É necessário pesquisar sobre isso e realizar mudanças de local para ver a onde a sua se habituará melhor.

5. Fungos e pestes

É um problema bem comum de acontecer. Nestes casos, o amarelado aparece em manchas, com várias tonalidades, e pode conter furos nas folhas e no caule. Você pode resolver isso aplicando repelentes orgânicos, fazendo o replantio em outro vaso e mantendo o cuidado com a adubação e rega da planta.

Vale lembrar que em algumas plantas é comum a troca de cores conforme as estações do ano vão se alternando. 😉

Gostou de saber mais sobre os fatores que podem causar o amarelado nas plantas? Esperamos que as dicas ajudem você e continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *