Pintar troncos de branco faz mal?

Pintar troncos de branco faz mal?

Você já deve ter visto que em muitos lugares as pessoas têm o costume de pintar o tronco das árvores de branco. Sabe por que é realizado esse processo? Será que é benéfico ou maléfico para a planta? Continue lendo esse post para saber tudo sobre o assunto.

Na verdade, pintar de branco os troncos das árvores é um costume cultural antigo e que ainda é realizado hoje em dia em algumas cidades. Acredita-se que pintar o tronco da árvore com cal, além de combater a proliferação de fungos e outras pragas, ajuda a proteger a árvore de rachaduras devido ao sol forte.

Esse processo é utilizado em países onde o inverno é muito rigoroso, especialmente na Europa. Nesses locais o sol acaba batendo nos troncos e refletindo na neve, assim, fazendo com o que o tronco fique superaquecido e com tendência a rachaduras por causa do choque térmico. Ao pintar de branco o tronco, a luz do sol é refletida e não esquenta demais a árvore.

Mas então, isso ajuda ou pode prejudicar árvore?

Para a planta, realizar essa pintura não tem nenhum ponto benéfico (a não ser a possível proteção do tronco), mas pode acarretar alguns problemas… Em algumas espécies a utilização de cal pode comprometer as trocas gasosas com a atmosfera, por exemplo.

No Brasil, esse costume foi adotado por supostamente espantar formigas. No entanto, não há nenhuma comprovação de que isso seja efetivo na prevenção de insetos, sendo que funcionaria com apenas algumas espécies.

E aí, gostou de saber mais sobre esse tema? Comente se tiver alguma dúvida e siga o Jardim das Ideias STIHL no Instagram para conferir mais dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *