PERGUNTE AO JARDIM DAS IDEIAS STIHL

Se você possui alguma dúvida sobre jardinagem ou paisagismo, clique no botão abaixo, preencha o formulário e envie sua pergunta. Acompanhe que em breve, a resposta será publicada aqui.

Quero enviar uma pergunta

Tenho um limoeiro plantado em vaso, no meu jardim, cujas folhas apareceram com as bordas recortadas (mordidas ao redor). Investiguei e notei bichinhos marrons, pouco maior do que uma joaninha, localizados no caule das folhas na parte inferior. Esses bichinho tem a cor do tronco, o que nos dificulta a visualizaçäo dos mesmos. Coloquei com o pulverizador uma mistura de fumo com sabäo neutro, diluídos em água, mas näo adiantou. Estou retirando-os um a um, manualmente. Agora estou notando que eles estäo também na pintangueira e em outras plantas. Minha pergunta säo as seguintes: Que inseto é esse e como combatê-los ?

Pergunta enviada por virginia storelli, de Säo Paulo - AC.

Oi Virginia,

 

É uma broca. Em princípio a catação manual e a eliminação e queima de galhos secos é recomendada. Entretanto, o prejuízo maior não é nas folhas e sim nos troncos e ramos do limoeiro, da pitanga e das outras plantas.

 

As brocas fazem buracos no lenho e nesse caso deve-se usar Gastoxin pasta, um inseticida eficaz no combate as Coleobrocas das plantas cítricas e à broca das mirtáceas.

 

Abraços,

Quero comentar Também quero fazer uma pergunta

Carregando...
  • Viriginia Storelli comentou dia 03 de maio:

    Muito obrigada! Quanto tempo após aplicar esse produto, posso colher e utilizar os limöes e as folhas da pitanga com as quais eu faço chá?