Paisagismo produtivo: dicas e cuidados

Paisagismo produtivo: dicas e cuidados

Saber integrar em um local verde mais produtividade e beleza deixa o ambiente muito mais harmonioso. É isso que o paisagismo produtivo proporciona, principalmente para os meios urbanos. Deseja saber mais sobre essa técnica? Continue lendo esse post!

O paisagismo produtivo consiste em criar um relacionamento entre as necessidades humanas e a natureza, respeitando os ciclos naturais. Dessa forma, todos os elementos serão capazes de criar uma paisagem final mais estável.

Para escolher as espécies produtivas adequadas é necessário ficar atento às características de cada planta.

1. Porte: é importante determinar o tamanho das espécies que serão utilizadas, para que o seu desenvolvimento fique de acordo com o resultado final esperado;

2. Longevidade: este é um fator determinante para saber quanto tempo a espécie irá viver no ambiente e como afetará outras espécies que serão inseridas futuramente;

3. Rusticidade: é necessário que as plantas sejam resistentes a diversos fatores, principalmente por normalmente estarem fora do seu habitat natural.

Como colocar a técnica em prática?

É importante saber o tamanho da área que estará disponível para aplicação do paisagismo produtivo, além de escolher plantas nativas que facilitam os cuidados, principalmente por conta do clima. Para garantir que cada espécie se desenvolva corretamente, o solo também precisa estar preparado para a implantação das plantas.

  • Respeite o espaço de cada árvore faz com que cada espécie não atrapalhe o crescimento da outra;
  • Faça a irrigação regularmente, principalmente no início do processo;
  • A manutenção do ambiente verde precisa ser feita mensalmente para preservação e prevenção de doenças que podem ocorrer;
  • Opte por produtos naturais para combater pragas e adubar as plantas.

Gostou das dicas? Se você ficou com alguma dúvida, coloque nos comentários e siga a nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais novidades sobre o mundo da jardinagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *