Orquídea-grapete: aroma e beleza no jardim

Orquídea-grapete: aroma e beleza no jardim

Planta terrestre e ornamental, a orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata) é muito conhecida por suas flores com cheirinho de uva. Não por acaso, outro de seus nomes populares é justamente orquídea-cheiro-de-uva. Tendo origem de países do sudeste asiático, como Malásia, Nova Guiné, Filipinas e Indonésia, a planta pertence ao gênero Spathoglottis e pode atingir uma altura de 40 centímetros.

Cuidados com a orquídea-grapete

Embora pareça ser uma planta exótica, a orquídea-grapete não exige cuidados muito elaborados. Diferente de outras orquídeas que se desenvolvem em troncos de árvores, essa tem o diferencial de ser cultivada diretamente no solo. A dica para acertar é manter o substrato sempre úmido, mas nunca encharcado.

Embora a planta se dê bem à meia sombra, um pouquinho de sol todos os dias também traz benefícios. Sua propagação ocorre por estaca e por divisão de touceira.

Não se esqueça de manter sua orquídea nutrida. A adubação pode ser feita com elementos caseiros, como farinha de casca de ovo e borra de café. Esse cuidado estimula a floração e pode ser feito no começo de todas as estações, com exceção do inverno.

Floração da orquídea-grapete

Quem ama um jardim florido e colorido vai amar ter a orquídea-grapete por perto. Isso porque ela floresce praticamente o ano inteiro, especialmente nas estações mais quentes. Aromáticas, as flores são em tons de rosa e roxo, com alguns detalhes em amarelo. Suas folhas são em um verde vibrante.

Orquídea-grapete na websérie Sob Medida

Vale lembrar que a orquídea-grapete foi uma das escolhas de Carol Costa para compor um jardim em espaço abafado na websérie Sob Medida. Confira:

Inscreva-se no canal do Jardim das Ideias STIHL no YouTube para não perder nenhum episódio da websérie Sob Medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *